Google Acadêmico | Citações: 930 | índice h: 13 | índice i10: 21
RECÉM-NASCIDOS SOB FOTOTERAPIA: A VIVÊNCIA DAS MÃES
PDF

Arquivos suplementares

Certificado de publicação

Palavras-chave

Fototerapia
Icterícia neonatal
Mães

Copyright © | Todos os direitos reservados.

A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.

Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.

Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.

Resumo

Objetivo: Identificar a percepção de mães de recém-nascidos ictéricos submetidos a tratamento fototerápico. Método: Estudo descritivo, exploratóri

Objetivou-se identificar a percepção de mães de recém-nascidos ictéricos submetidos a tratamento fototerápico. Constitui-se como método o estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, realizado em um hospital estadual no interior do estado de São Paulo através de entrevistas semiestruturadas com 13 mães de recém-nascidos em tratamento de fototerapia, sendo a seleção da população através dos preceitos da saturação de dados proposto pela metodologia qualitativa. A avaliação dos dados baseou-se na análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados emergiram em duas categorias temáticas: “A compreensão das puérperas face à realidade da icterícia” e “O tratamento fototerápico na percepção das mães”. Em conclusão, denota-se que por muitas vezes, as mães demonstram sentimentos como angústia e medo por não terem conhecimento acerca da icterícia ou terem um conhecimento equivocado perante o tratamento fototerápico, sendo essenciais as orientações de enfermagem para promover o empoderamento materno e o conforto durante o período de tratamento.

o, de abordagem qualitativa, realizado em um hospital estadual no interior do estado de São Paulo. Foram entrevistadas 13 mães de recém-nascidos em tratamento de fototerapia por meio de entrevistas semiestruturadas, sendo a seleção da população através dos preceitos da saturação de dados proposto pela metodologia qualitativa. A análise dos dados permeou a análise de conteúdo temática proposta por Bardin. Resultados: Após a análise do conteúdo, emergiram duas categorias temáticas: “A compreensão das puérperas face à realidade da icterícia” e “O tratamento fototerápico na percepção das mães”. Conclusão: Por muitas vezes, as mães demonstram sentimentos como angustia e medo por não terem conhecimento acerca da icterícia ou terem um conhecimento equivocado perante o tratamento fototerápico, sendo essenciais as orientações de enfermagem para promover o empoderamento materno e o conforto durante o período de tratamento.

PDF