PDF (portugués (Brasil))

Archivos suplementarios

Certificado de Publicação (portugués (Brasil))

Palabras clave

Arbitragem
Cláusula arbitral
Extensão

Copyright © | Todos los derechos reservados.

La revista posee los derechos de autor exclusivos para la publicación de este artículo en los términos de la ley brasileña 9610/98.

Reproducción parcial
El uso de partes de los textos, figuras y cuestionario del artículo es libre, siendo obligatoria la citación de los autores y revista.

Reproducción total
Está expresamente prohibido y debe ser autorizado por la revista.

Resumen

Este artigo retrata tema de importante relevância dentro do ramo do direito privado, que é a Arbitragem. Acontece que, a cláusula arbitral deve ser firmada entre as partes consensualmente, obrigando-os a dirimir por meio da Arbitragem as eventuais demandas oriundas do contrato firmado. Nesse ponto surge a controvérsia abordada neste artigo, sendo esta a possibilidade de extensão da cláusula arbitral a terceiros não signatários, à luz da teoria dos contratos coligados. A discussão visa a reflexão da inclusão de terceiro não signatário da cláusula arbitral e sua eventual condenação a um compromisso que sequer consentiu, mas que teve benefícios, ainda que indiretos, oriundos da operação econômica que se firma através do contrato. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica onde faz-se o uso da Lei de Arbitragem, Código Civil e diversos entendimentos de autores especialistas e atuantes na área da Arbitragem, bem como jurisprudência nacional e internacional que pacifica a posição favorável dos tribunais acerca do tema. Desse modo, tal extensão é cabível e tem sido cada vez mais aplicada nos tribunais arbitrais ao redor do mundo.

PDF (portugués (Brasil))