PDF (portugués (Brasil))

Archivos suplementarios

Certificado de publicação (portugués (Brasil))

Palabras clave

Emergência
Enfermagem
Urgência

Copyright © | Todos los derechos reservados.

La revista posee los derechos de autor exclusivos para la publicación de este artículo en los términos de la ley brasileña 9610/98.

Reproducción parcial
El uso de partes de los textos, figuras y cuestionario del artículo es libre, siendo obligatoria la citación de los autores y revista.

Reproducción total
Está expresamente prohibido y debe ser autorizado por la revista.

Resumen

A presente pesquisa buscou estudar de que maneira se dá a atuação da enfermagem durante os procedimentos de urgência e emergência no centro cirúrgico na sociedade atual. Procurou-se analisar, ainda, como se dá viabilidade de implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) em serviços de urgência e emergência hospitalares, bem como das dificuldades e facilidades identificadas no desempenho de suas atribuições. O trabalho do enfermeiro é regido por diversas leis, estabelecendo a implantação da sistematização em todas as unidades de atendimento de saúde que ofereçam assistência de enfermagem. Contudo, o cenário hospitalar mostra-se precário em termos de recursos físicos e humanos, demandados a tal objetivo. A SAE possibilita detectar as prioridades dos pacientes no que tange às suas demandas e necessidades, oferecendo uma base e um direcionamento para quaisquer intervenções. No que diz respeito às necessidades humanas, a enfermagem necessita ter sensibilidade suficiente para correlacioná-las à realidade na qual atua. Para isso, o enfermeiro deve ser estimulado ao desenvolvimento de seu pensamento crítico ao longo de sua formação, tornando-se apto a aplicar, com precisão, os modelos e teorias às condições em que a equipe atua.

PDF (portugués (Brasil))