Resumo
Objetivo: Demonstrar a eficiência da utilização da metodologia fônica como ferramenta para alcançar a alfabetização com eficiência, com rapidez e com assertividade, à época do período pós pandemia da Covid-19. Relato de experiência: O cenário caótico proporcionado pela pandemia acentuou ainda mais as desigualdades sociais do Brasil. As vantagens de uns em detrimento de outros, no que diz respeito a acessibilidade escassa ou quase zero da parte mais abastada da população, gerando um impacto negativo na educação. Um destaque se dá a alfabetização, onde haviam crianças com conhecimentos inteiramente de pré-escola, não alfabetizadas e com diferentes níveis de leitura e escrita. A partir disso, iniciou-se uma busca por metodologias que auxiliasses no processo de alfabetização. O método Fônico busca uma abordagem eficiente e empolgante para ensinar às crianças ler e escrever. Considerações finais: Este método é considerado o mais adequado quando se trata da alfabetização, tendo em vista que o mesmo proporciona a consciência fonológica e fluência na leitura, explicitando as relações grafo fonêmicas.
Referências
ALVES SRP. Desafios e avanços vivenciados na alfabetização em Guarinos-GO com o programa Alfamais Goiás: Challenges and advances experienced in literacy in Guarinos-GO with the Alfamais Goiás program. Revista Cocar, v. 21, n. 39, 2024.
ARAGÃO MVL, BRAGA OR. Alfabetização e letramento pós-pandemia: uma análise do contexto, efetividade e resultados do Projeto Pedagógico da Escola de Aplicação Ministro Reis Velloso. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 10, n. 7, p. 2025-2045, 2024.
ARTECOFF NGW, SCHERER SS. O Processo de Alfabetização no 3° Ano do Ensino Fundamental: uma Análise sobre Desafios da Família e Estratégias Pedagógicas Pós-pandemia. Poiésis-Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, v. 18, n. 33, p. 133-157, 2024.
BARRETO JP, MELO RA. O ensino híbrido e a sua representação para as escolas públicas. Revista Epistemologia e Práxis Educativa -EPEduc, Teresina, v. 05, n. 02, p. 01-17, 2022.
BARBOSA DT, SOUZA NN. O método fônico sob a perspectiva neuropsicológica. Revista da UNIFEBE, v. 1, n. 22, p. 21-36, 2017.
BRÍGIDA ACS, et al. Consciência Fonológica e Afetividade na Primeira Infância: relato de uma Intervenção Neuropsicopedagógica com o Método Fônico no Ambiente Familiar. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 14, n. 1, p. 1-17, 2025.
GALINDOAFL, et al. Os efeitos da pandemia no processo da alfabetização das crianças. Rev. Eletrônica Arma da Crítica, n.14, p.267-281, 2020.
LEME ACF, et al. Estação aprender. Dissertação (Trabalho de Conclusão de curso) – Ensino Médio Integrado ao Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Escola Técnica Estadual de Hortolândia, São Paulo, 2023.
MARQUES IV, MARTINS TF. Método fônico e as contribuições para a alfabetização. EaD& Tecnologias Digitais na Educação, v. 12, n. 15, p. 82-92, 2024.
MARINHOAKB, BOCHEMBUZIO CMF. Alfabetização e Letramento: um olhar crítico sobre o Método Fônico. Revistas Publicadas FIJ-até 2022, v. 4, n. 2, p. 82-101, 2021.
MELO RA, et al. A Alfabetização de Crianças no Contexto Pós-pandemia. Cadernos Cajuína, v. 8, n. 1, p. e238113-e238113, 2023.
NOGUEIRA GM, LAPUENTE JSM. Tempo de Aprender: um desserviço para a alfabetização no Brasil. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 16, p. 117-136, 2022.
OLIVEIRA MLC, OLIVEIRA RS. “Eles vieram zerados...”: a alfabetização na pós-pandemia em uma escola pública de São Gonçalo (RJ). Revista Educação & Ensino, v. 9, n. 1, 2025.
OLIVEIRALMN, et al. Alfabetização em tempos de pandemia por Covid-19. Revista Tópicos, v. 1, n. 3, p. 1-13, 2023.
OLIVEIRA RS, et al. Alfabetização e leitura literária em uma escola do município de São Gonçalo na pós-pandemia. 2024.
QUEIROZ M, et al. Educação e Pandemia: impactos na aprendizagem de alunos em alfabetização. Ensino em Perspectivas, 2021; 2(4): 1-9.
RODRIGUES KC. Dificuldades e potencialidades da alfabetização e os possíveis impactos da pandemia da Covid-19: contradições do ensino-aprendizado e as vivências no estágio supervisionado. Dissertação (Licenciatura em Pedagogia) – Câmpus Oeste Sede de São Luís de Montes Belos. Universidade Estadual de Goiás, 2024.
SANTOS MJ, BARRERA SD. Impacto do treino em habilidades de consciência fonológica na escrita de pré-escolares. Psicologia Escolar e Educacional, 2017; 21(1): 93-102.
SILVA AR, et al. Consciência fonológica: foco na consciência silábica no processo de alfabetização. Educação: Reflexões e Experiências Volume 2, p. 7.
SILVA ÍL. Método fônico de alfabetização e educação de crianças surdas: uma análise dialética da aplicação do método ante a práxis pedagógica. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal de Alagoas, Arapiraca, 2023.
SOUZA AP, et al. Desafios da Alfabetização Escolar na Educação Básica Pós-Pandemia da Covid-19. ARACÊ, 2025; 7(5): 28741-28753.
TOKARNIA M. Em meio à pandemia, aprendizagem cai nas escolas do país. Maior queda ocorreu na etapa de alfabetização das crianças. Brasília: Agência Brasil, 2022; 2022-09.
