Resumo
Objetivo: Analisar o potencial e os limites de uma prática interdisciplinar baseada na construção de uma linha do tempo em escala, articulando conteúdos de Física, Matemática e Geografia no Ensino Médio. Relato de experiência: Desenvolvido com estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola particular em Santos/SP, o trabalho consistiu na construção coletiva de uma linha do tempo em escala representando aproximadamente 14 bilhões de anos, desde o Big Bang até eventos históricos, com organização dos estudantes em grupos e definição de papéis. A proposta favoreceu a articulação entre diferentes áreas do conhecimento e ampliou a compreensão das escalas temporais. Entretanto, a aprendizagem ocorreu de forma desigual entre estudantes, evidenciando dificuldades na interpretação de proporções, articulação conceitual e participação equitativa, além de demandar mediação docente contínua. Esses resultados indicam que práticas interdisciplinares não garantem, por si, aprendizagem significativa, dependendo de condições pedagógicas específicas. Considerações finais: Conclui-se que a proposta possui potencial pedagógico relevante ao integrar diferentes campos do conhecimento e favorecer a compreensão de conceitos abstratos. Contudo, sua efetividade está condicionada a fatores como planejamento docente, organização do trabalho coletivo e condições institucionais, evidenciando a interdisciplinaridade como prática marcada por tensões, limites e possibilidades no contexto escolar.
Referências
BASTOS ALP, et al. Uso das TDICs no ensino interdisciplinar de Física e Química: revisão sistemática da literatura. Ensino em Perspectivas, 2025; 6(1): 17.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 3, de 26 de junho de 1998. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. INEP. Censo Escolar da Educação Básica 2023: resumo técnico. Brasília: INEP, 2023.
CAMARGO LL, et al. Desafios da interdisciplinaridade na BNCC. REASE, 2025; 11(8):1527-1543.
CAMARGO IS e GOMES AR. Projetos de sociedade e BNCC. Revista de Educação PUC-Campinas, 2022; 27: e225577.
CARDOSO RHV e NUNES IJM. Interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio. GeoAmazônia, 2025; 13(25): 126-146.
CORDEIRO TC e SHAW GSL. Interdisciplinaridade no ensino de ciências: concepções de licenciandos em ciências da natureza e a influência do programa institucional de residência pedagógica da univast. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 2023; 15(32): p.87-104.
CUNHA RC, et al. Interdisciplinaridade no Ensino Médio. Revista Internacional de Pesquisa em Didática, 2025; 6: e025002, p.1-20.
FREIRE P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE P. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FROZZA MO e PAZ OLS. Ensino de geografia e sociologia: a interdisciplinaridade na base nacional comum curricular e no referencial curricular gaúcho. Caderno Intersaberes, Curitiba, 2023; 12(39): 50-68.
GODOY CV. O silenciamento da geografia escolar? Políticas curriculares e os impactos do novo ensino médio na educação. Dialogia, 2025; 54: e28665.
GONÇALVES JÚNIOR M, et al. Metodologia STEAM na educação. Revista Acervo Educacional, 2023; 5: e13612.
NAVARRO R, et al. Uma proposta interdisciplinar entre a arte e o ensino de Física. Revista de Ensino de Ciências, 2022; 1-7.
NEVES MC e SASAKI DG. Aprendizagem em práticas interdisciplinares. Ciência & Educação, 2025.
PACHECO TEA. Matemática problematizada no ensino. Revista Acervo Educacional, 2023.
PINHEIRO RP e SILVA DSR. Integração entre Física e Matemática. Revista JRG, 2025.
REZENDE JAM e DIAS VEM. Experiência interdisciplinar no Ensino Médio. RECEI, 2023.
SANTOS DL, et al. Novo Ensino Médio e interdisciplinaridade. Alexandria, 2024.
SILVA ML, et al. Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Ciências: estratégia didática aplicada em escola no município de Tucuruí/PA. Revista Ambiente & Educação, 2024; 29(1): 1–23.
SOUSA BCD e VILANOVA-CAMPELO RC. Ludicidade como estratégia de ensino. Revista Acervo Educacional, 2024; 6: e16475.
SOUSA RN, et al. Matemática como ferramenta interdisciplinar. Ciências Exatas e da Terra, 2024.
TEIXEIRA FDA, et al. Ensino STEAM. Revista Ibero-Americana de Educação, 2022.
TEIXEIRA AS, et al. Interdisciplinaridade e novos letramentos. Revista Educação Pública, 2021.
VYGOTSKY LS. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
WAGNER M, et al. Interdisciplinaridade no ensino de Ciências. REAMEC, 2024.
