Resumo
Objetivo: Analisar a atuação dos enfermeiros diante de pacientes que tentaram suicídio, identificando as principais estratégias de cuidado utilizadas na assistência e na prevenção de novas tentativas. Métodos: Revisão integrativa, descritiva e qualitativa, realizada nas bases MEDLINE, SciELO e LILACS, por meio de descritores DeCS combinados com operadores booleanos AND e OR. Foram incluídos artigos em português e inglês publicados entre 2020 e 2026. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, leitura dos títulos, resumos e textos completos, 9 estudos compuseram a amostra final. Os dados foram organizados conforme o fluxograma PRISMA 2020 e analisados tematicamente. Resultados: Evidenciou-se que a atuação do enfermeiro se fundamenta na escuta qualificada, acolhimento humanizado, avaliação do risco suicida, fortalecimento do vínculo terapêutico, envolvimento familiar, educação em saúde, visitas domiciliares e articulação com a rede psicossocial. Também foram identificadas fragilidades relacionadas à ausência de capacitação específica, presença de estigmas e falta de protocolos assistenciais. Considerações finais: A atuação sistematizada do enfermeiro é essencial para o cuidado integral e prevenção de novas tentativas. A capacitação contínua e a organização da rede de atenção são indispensáveis.
Referências
AGUIAR RA, et al. Tentativa de suicídio: prevalência e fatores associados. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 2022; 71(1): 34–42.
ANDRADE D. As motivações e o comportamento suicida na contemporaneidade. Revista de Psicologia e Saúde, 2022; 14(2): 88–95.
ANJOS A, et al. A significância da consulta de enfermagem em ambiente escolar na prevenção ao suicídio. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, 2022; 11(2): 1–10.
ARRUDA LM, et al. Fatores associados ao suicídio e/ou ideação suicida em profissionais de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, 2023; 76(3): e20230045.
BARROS B, et al. As visitas domiciliares em enfermagem como estratégia de prevenção aos pacientes com ideação suicida na UBS. Revista de Enfermagem e Saúde Coletiva, 2025; 10(1): 45–53.
BLANES B e SILVA S. Assistência da enfermagem às pessoas atendidas na emergência por tentativa de autoextermínio. Revista Ciência e Saúde On-line, 2024; 9(1): 12–20.
BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico: Panorama dos suicídios e lesões autoprovocadas no Brasil. Brasília: MS, 2024.
COSTA RS, et al. Atitudes dos profissionais de enfermagem relacionadas ao comportamento suicida dos pacientes e fatores associados. Revista de Enfermagem Atual In Derme, 2025; 99(1): e20250123.
CROSSETTI MGO. Revisão integrativa de pesquisa na enfermagem: o rigor científico que lhe é exigido. Revista Gaúcha de Enfermagem, 2019; 40: e20190230.
GOMES G, et al. Desafios da equipe de enfermagem frente à prevenção ao suicídio na atenção primária à saúde: revisão integrativa. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, 2024; 7(14): 112–125.
KREUZE P. Ideação suicida, planejamento de suicídio e tentativa de suicídio entre enfermeiros: revisão sistemática. International Journal of Nursing Studies, 2026; 145.
LIMA L e SIMÕES S. Papel da enfermagem na prevenção do suicídio e apoio às famílias: abordagem interdisciplinar. Revista de Enfermagem Contemporânea, 2023; 12(1): 77–85.
MENDES KDS, SILVEIRA RCCP e GALVÃO CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto Enfermagem, 2008; 17(4): 758–764.
OLIVEIRA MLF, et al. Fragilidades na formação do enfermeiro para o manejo do comportamento suicida. Revista Brasileira de Enfermagem, 2020; 73(2): e20200145.
PERES MA, et al. Ideação ou tentativa de suicídio entre crianças e adolescentes: implicações para a prática do enfermeiro. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, 2025; 23: e19491.
ROSÁRIO T e SILVA R. Experiências de atendimento das tentativas de suicídio por profissionais de enfermagem: as (im)possibilidades do trabalho. Saúde em Debate, 2023; 47(136): 1–12.
SILVA M. Assistência de enfermagem aos adultos que tentaram o suicídio. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2025; 17: e18270.
SOARES S, et al. Estratégias de enfermagem em educação em saúde aos idosos que tentaram suicídio. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 2026; 29(1): 15–24.
SOUZA R, et al. Ideação ou tentativa de suicídio entre crianças e adolescentes: revisão integrativa da prática de enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2025; 17: e21986.
VOLTARELLI V, et al. Suicídio na adolescência: cuidados de enfermagem em tempos de pandemia. Revista Gaúcha de Enfermagem, 2024; 45: e20240301.
