A aplicabilidade da legitima defesa como excludente de ilicitude: uma análise dos limites de reação do agente

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luiz Felipe de Araujo Costa
Rubens Alves da Silva

Resumo

Objetivo: Analisar as características e elementos básicos da infração penal cometida por agente de segurança em ato de legítima defesa (excludente de ilicitude) e sua prisão em flagrante delito sob o aspecto teórico e normativo, com referência específica à análise das condições necessárias à aplicação do fundamento jurídico especial de exclusão da ilegalidade da ação, previsto no artigo 23 do Código Penal (CP) da República Federativa do Brasil. Revisão Bibliográfica: Foram analisadas as contradições dos pontos de vista jurídicos adotados na interpretação das disposições controvertidas e enfatizada a importância de assegurar uma prática judicial uniforme e consistente neste  campo. A consideração adequada e completa do delito penal, e especialmente o fundamento para excluir a ilegalidade das ações tomadas, estipulado nas disposições do Artigo 23 do Código Penal, exigindo uma interpretação precisa dessas disposições. Considerações Finais: A conduta inadequada dos órgãos judiciais acarreta a possibilidade de condenação do autor do ato penal, mesmo que não tenham sido satisfeitas as condições exigidas pelo direito positivo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CostaL. F. de A., & SilvaR. A. da. (2022). A aplicabilidade da legitima defesa como excludente de ilicitude: uma análise dos limites de reação do agente. Revista Artigos. Com, 35, e10665. Recuperado de https://acervomais.com.br/index.php/artigos/article/view/10665
Seção
Artigos

Referências

1. ARAÚJO LS, GENNARINI JC. Excludente de Ilicitude. Revista de Direito, 2014; 14: 20.

2. BRASIL. Lei nº 7.209, de 11.7.1984. Brasília: Congresso Nacional, 1984. Disponível em http://congressonacional.gov.br. Acessado em: 10 de novembro de 2020.

3. CAMARGO JL. O elemento subjetivo nas excludentes de ilicitude e a necessidade de sua quesitação nos processos a serem julgados pelo conselho de sentença no tribunal do júri. Artigo, 2018. Disponível em http://sisnet.aduaneiras.com.br/lex/doutrinas/arquivos/231107.pdf Acessado em: 10 de novembro de 2020.

4. CAPEZ F. Curso de Direito Penal. Volume 1: parte geral, 8 ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

5. CHIAPETTI CB. Violência Policial: análise das denúncias apresentadas à Ouvidoria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul. Trabalho de conclusão do curso de Ciências Sociais com ênfase em Sociologia apresentado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul como exigência parcial para a obtenção do título de bacharela em Ciências Sociais. Orientadora: Prof. Dra. Rochele Fellini Fachinetto. Porto Alegre, Julho de 2015.

6. DIAS GHH. Apontamentos sobre a Legítima Defesa no Direito Penal Brasileiro. Revista Jurídica Portucalense, 2015; 17: 1.

7. FAUSTINO D. Reflexões indigestas sobre a cor da morte: as dimensões de classe e raça da violência contemporânea. 2019. Coletânea disponível em https://www.kilombagem.net.br/politica/noticias-reflexoes/as-interfaces-do-genocidio-no-brasil-raca-genero-e-classe-disponivel-integralmente-em-pdf/. Acessado em: 28 de junho de 2022.

8. LIMA LCN. Excludente de ilicitude. Trabalho de Graduação apresentado como exigência parcial para a obtenção do diploma de Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade de Taubaté. Orientador: Prof. Ivan de Moura Notarangeli Taubaté – SP, 2019. Versão digitalizada.

9. MILHOMEM PHF. Resenha do artigo intitulado “viabilidade jurídica da excludente de ilicitude especial para agentes de segurança pública em estado de legítima defesa. Revista Processus Multidisciplinar, 2021; 2(2): 4.

10. NASCIMENTO LC. Excludente de ilicitude. Trabalho de Graduação apresentado como exigência parcial para a obtenção do diploma de Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade de Taubaté. Orientador: Prof. Ivan de Moura Notarangeli Taubaté–SP, 2019. Disponível em http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3563/1/TG-Luana.pdf Acessado em: 10 de novembro de 2020.

11. NOGUEIRA RF. Ônus da prova das excludentes de ilicitude no processo penal e a necessidade de rompimento com a sua matriz civilista. Rev. Bras. de Direito Processual Penal, Porto Alegre, 2018; 4(1): 243-275.

12. PEREIRA TR, LEMES F. Direitos fundamentais no Brasil: sobre o conceito doutrinário e jurídico da prisão em flagrante. Vertente do Direito. 2018; 5(2): 146.

13. SÁ RM. Princípios orientadores da prisão provisória e a prisão em flagrante delito. Artigo, s/d. Disponível em https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigocientifico-principiosorientadoresdaprisaoprovisoriaeaprisaoemflagrante.pdf. Acessado em: 26 de junho de 2022.

14. SILVA BC. Audiência de custódia: controle jurisdicional da prisão em flagrante. Artigo Científico apresentado junto ao Curso de Direito da FACEG - Faculdade Evangélica de Goianésia, como exigência parcial para a obtenção do título de Bacharel em Direito. Orientação: Profa. Esp. Maxilene Soares Corrêa. Goianésia-GO, 2017.

15. SILVA JNAN, DEODATO FAFN. Aspecto geral da legítima defesa putativa como causa de justificação perante o código penal brasileiro. Artigo, SD. Disponível em https://bdtcc.unipe.edu.br/wp-content/uploads/2019/09/ARTIGO-CIENTIFICO-ASPECTOS-GERAIS-DA-LEGITMA-DEFESA-PUTATIVA-COMO-CAUSA-DE-JUSTIFICA%C3%87%C3%83O-PERANTE-O-COD.pdf. Acessado em: 26 de junho de 2022.

16. TOLEDO FA. Princípios Básicos de Direito Penal. 6 ed. São Paulo: Saraiva, 2014.