Disparidades educacionais em matemática evidenciadas pelo Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (PAEBES) no período pós-pandemia
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Resumo
Objetivos: Analisar como a pandemia da COVID-19 influenciou os resultados do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (PAEBES) na disciplina de matemática na Superintendência Regional de Educação (SRE) de São Mateus, ES, comparando os anos de 2019, 2021 e 2022. Métodos: Os métodos envolveram a coleta e análise dos dados do PAEBES disponíveis para os anos mencionados, especificamente os percentuais de alunos classificados nos níveis "Abaixo do Básico", "Básico", "Proficiente" e "Avançado" em matemática. Resultados: Em 2019, observou-se um perfil diversificado de desempenho, com uma parcela significativa de alunos nos níveis mais baixos de proficiência. Em contrapartida, após a pandemia, em 2021 e 2022, houve um aumento expressivo no número de alunos classificados como "Abaixo do Básico" e uma redução nos níveis mais altos de proficiência. Conclusão: São necessárias intervenções educacionais urgentes para mitigar os impactos prolongados da pandemia e promover uma recuperação eficaz no aprendizado, focando especialmente nos alunos mais afetados pelas desigualdades estruturais.
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