A inclusão de estudantes transexuais no ambiente escolar: desafios e possibilidades

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Simon Gomes Arruda

Resumo

Objetivo: Analisar os principais desafios enfrentados por estudantes transexuais no ambiente escolar, bem como identificar possibilidades para uma inclusão efetiva por meio de políticas públicas, práticas pedagógicas e formação docente. Revisão bibliográfica: A análise teórica demonstrou que estudantes transexuais são frequentemente vítimas de exclusão, discriminação e violência simbólica nas escolas, o que afeta diretamente seu rendimento e permanência escolar. A ausência de formação específica dos profissionais da educação, a escassez de ações da gestão escolar e a falta de aplicação das diretrizes nacionais de equidade de gênero agravam esse cenário. No entanto, experiências escolares inclusivas, baseadas em escuta ativa, respeito à identidade de gênero, uso do nome social e formação continuada dos educadores, mostram-se eficazes na promoção de ambientes mais acolhedores e seguros. Considerações finais: Pode-se considerer que a inclusão de estudantes transexuais depende do compromisso ético-pedagógico da escola com a diversidade, da formação de professores para atuar com equidade e do fortalecimento de políticas públicas que assegurem os direitos humanos no ambiente educacional.

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Como Citar
ArrudaS. G. (2025). A inclusão de estudantes transexuais no ambiente escolar: desafios e possibilidades. Revista Artigos. Com, 25, e21084. Recuperado de https://acervomais.com.br/index.php/artigos/article/view/21084
Seção
Artigos

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