Análise do desempenho em matemática no PAEBES em uma escola estadual do norte do ES (2022–2024)

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Simon Gomes Arruda

Resumo

Objetivo: Analisar o desempenho em Matemática dos estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual localizada no norte do Espírito Santo, com base nos resultados do PAEBES nos anos de 2022, 2023 e 2024. Métodos: Este estudo é do tipo quantitativo, descritivo e documental, baseado em dados secundários públicos, a coleta foi feita por meio de bases oficiais da SEDU-ES e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira –INEP. Os princípios éticos foram respeitados, conforme a Resolução nº 510/2016. Resultados: O estudo evidenciou uma preocupante tendência de queda no desempenho em Matemática. Em 2022, 41% dos alunos estavam abaixo do básico; em 2023, esse percentual diminuiu para 34%, sinalizando uma breve melhora. No entanto, em 2024, houve um aumento expressivo, com 59% dos alunos classificados neste nível. A análise comparativa desses dados sugere impactos persistentes do período pandêmico, fragilidades estruturais no ensino médio capixaba, limitações na formação docente, metodologias pouco eficazes e carência de políticas públicas contínuas voltadas ao ensino da Matemática. Conclusão: A pesquisa destaca a urgência de políticas educacionais efetivas e da valorização do ensino de Matemática. A limitação está na análise restrita a uma única unidade escolar.

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Como Citar
ArrudaS. G. (2025). Análise do desempenho em matemática no PAEBES em uma escola estadual do norte do ES (2022–2024). Revista Artigos. Com, 25, e21523. Recuperado de https://acervomais.com.br/index.php/artigos/article/view/21523
Seção
Artigos

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