ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: UMA BREVE ANÁLISE DO ESTUDO DE CASO DA REDE DE CAFETERIAS STARBUCKS
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma breve análise do estudo de caso da cafeteria norte-americana Starbucks, desenvolvido por Moon e Quelch (2003), apresentando as estratégias utilizadas pela empresa, seus diferenciais competitivos, gestão de negócio e a análise da estratégia através do método SWOT. O referido estudo de caso apresenta um exemplo claro da importância da análise constante dos processos produtivos, associada com a estratégia empresarial direcionada à proposta de valor ao cliente. Através de pesquisa exploratória bibliográfica foi possível obter uma visão geral sobre o conceito de “estratégia” e a importância do monitoramento das variáveis do ambiente empresarial para que a estratégia possa ser aplicada de forma efetiva, proporcionando a sustentabilidade do negócio. Nesta pesquisa foi utilizada a análise SWOT, o que permitiu uma análise pontual da situação enfrentada pela rede de cafeterias Starbucks no estudo de caso de Moon e Quelch (2003). A partir da análise do estudo de caso da Starbucks foi possível concluir que a estratégia é essencial para o crescimento e desenvolvimento do negócio, mas é necessário que haja uma acompanhamento constante das variáveis ambientais, de modo que a empresa possa identificar tendências e promover as mudanças necessárias em tempo hábil e obter vantagem competitiva.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.