ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: UMA BREVE ANÁLISE DO ESTUDO DE CASO DA REDE DE CAFETERIAS STARBUCKS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fagner Antonio da Costa Mendes
Julio Cesar Garcia
Loury Lima Silva
Matheus Congio Gregório
Thaise França de Andrade

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma breve análise do estudo de caso da cafeteria norte-americana Starbucks, desenvolvido por Moon e Quelch (2003), apresentando as estratégias utilizadas pela empresa, seus diferenciais competitivos, gestão de negócio e a análise da estratégia através do método SWOT. O referido estudo de caso apresenta um exemplo claro da importância da análise constante dos processos produtivos, associada com a estratégia empresarial direcionada à proposta de valor ao cliente. Através de pesquisa exploratória bibliográfica foi possível obter uma visão geral sobre o conceito de “estratégia” e a importância do monitoramento das variáveis do ambiente empresarial para que a estratégia possa ser aplicada de forma efetiva, proporcionando a sustentabilidade do negócio. Nesta pesquisa foi utilizada a análise SWOT, o que permitiu uma análise pontual da situação enfrentada pela rede de cafeterias Starbucks no estudo de caso de Moon e Quelch (2003). A partir da análise do estudo de caso da Starbucks foi possível concluir que a estratégia é essencial para o crescimento e desenvolvimento do negócio, mas é necessário que haja uma acompanhamento constante das variáveis ambientais, de modo que a empresa possa identificar tendências e promover as mudanças necessárias em tempo hábil e obter vantagem competitiva.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MendesF. A. da C., GarciaJ. C., SilvaL. L., GregórioM. C., & AndradeT. F. de. (2019). ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: UMA BREVE ANÁLISE DO ESTUDO DE CASO DA REDE DE CAFETERIAS STARBUCKS. Revista Artigos. Com, 12, e2834. Recuperado de https://acervomais.com.br/index.php/artigos/article/view/2834
Seção
Artigos