AS IMPRESSÕES QUE A TORRE EIFFEL GEROU NO TERRITÓRIO EUROPEU NO CONTEXTO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E DAS EXPOSIÇÕES UNIVERSAIS

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Beatriz Santos Silva Betette
Laura Bernardo Castilho

Resumo

O presente trabalho, aborda as diretrizes projetuais arquitetônicas propiciadas a partir da Revolução Industrial e da, conseguinte, materialidade metálica. O uso do ferro e do vidro nos projetos de engenharia e arquitetura puderam difundir-se, inicialmente, em território europeu, irradiando para outras partes do mundo. Foi nas grandes Exposições Universais, iniciadas na segunda metade do século XIX, que os artistas construtivos puderam desenvolver projetos arquitetônicos atrelados a novidade tecnológica da época, incorporando, por fim, toda a plasticidade criativa proposta. É nesse contexto que o engenheiro Gustave Eiffel propõe o projeto de construção de uma torre de 300 metros de altura em pleno Campo de Marte, na cidade de Paris.  Instalada para ser um monumento temporário, com concessão de 20 anos, a torre torna-se um símbolo permanente e local, evidenciando toda a potencialidade industrial francesa, e a eficiência tecnológica do setor construtivo. Dessa forma, a torre de Eiffel embasa-se como um monumento estilístico e inovador, representativo de um período antecedente a monumentalidade metálica.

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Como Citar
BetetteB. S. S., & CastilhoL. B. (2020). AS IMPRESSÕES QUE A TORRE EIFFEL GEROU NO TERRITÓRIO EUROPEU NO CONTEXTO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E DAS EXPOSIÇÕES UNIVERSAIS. Revista Artigos. Com, 13, e2887. Recuperado de https://acervomais.com.br/index.php/artigos/article/view/2887
Seção
Artigos