SELETIVIDADE ALIMENTAR EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA
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Resumo
Esta pesquisa trata-se de um levantamento bibliográfico descritivo exploratório, de abordagem quanti-qualitativa. Utilizou-se a técnica de revisão narrativa da literatura com o objetivo de levantar dados sobre a seletividade alimentar em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Quanto ao perfil dos artigos encontrados, a maioria são de revisão bibliográfica, com maior prevalência de artigos publicados no ano de 2018 e 2019 (21,42%) e publicados em outros países (35,71%), em relação aos profissionais que publicaram sobre o tema, a maior ocorrência são de psicólogos e nutricionistas (21,42%). Após análise do conteúdo, observou-se que a maioria dos artigos associou a seletividade alimentar de crianças com TEA à dificuldades do processamento sensorial. Foram estabelecidas duas categorias de análise: Dificuldades no processamento das habilidades sensoriais em indivíduos com TEA e o tratamento de seletividade alimentar em crianças com TEA. Os estudos demonstraram que a intervenção precoce do Terapeuta Ocupacional no tratamento de dificuldades do processamento sensorial em crianças com TEA, contribui para minimizar as consequências da seletividade alimentar.
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