ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Vania dos Santos da Silva

Resumo

Objetivo: Esse artigo objetivou distinguir as políticas públicas que podem ser adotadas em prol dos remanescentes de quilombo em consonância com o ambiente escolar, para contribuir com a autoafirmação dos alunos quilombolas. Revisão Bibliográfica: As comunidades quilombolas entraram em pauta na década de 70, porém as escolas quilombolas só foram regulamentadas com a criação de Diretrizes Curriculares Nacionais específicas em 2012, nesse sentido, a educação é de fundamental importância, permitindo que os sujeitos conheçam suas raízes e a educação priorize a identidade dos alunos e oferte uma educação de qualidade, desenvolvendo projetos que possam granjear investimentos para melhorar a educação de comunidades remanescentes. Considerações finais: Como se trata de comunidades que estão em constantes lutas, em uma sociedade ativa em transformação histórica e cultural, que se dá com o passar dos anos, existe a demanda constante por entender o contexto, manter as tradições e batalhas por direitos individuais e coletivos dessas comunidades.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SilvaV. dos S. da. (2020). ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS. Revista Artigos. Com, 19, e3992. Recuperado de https://acervomais.com.br/index.php/artigos/article/view/3992
Seção
Artigos