EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E CONCEPÇÕES

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Nalva Pereira Leite

Resumo

O objetivo desse estudo foi apresentar conceitos de inclusão, integração bem como o surgimento no ambiente escolar contextualizado nos acontecimentos históricos. A pesquisa também tem a intenção de mostrar aspectos sobre os dias atuais, onde o tema é frequentemente abordado, porque, decorre da importância de um olhar atento ao planejamento de aula visando mediar a cognição do aluno especial, explorando sua capacidade intelectual através de uma proposta de educação inclusiva, eliminando os métodos de integração. O cenário mundial da educação configura analisar melhores condições para uma educação inclusiva efetivando o ensino e aprendizagem dos alunos especiais para que seja de forma digna e respeitosa, garantindo os direitos assegurados por lei, o que não acontece em casos de integração. Percebe-se, os métodos de integração não valorizam o potencial do aluno especial, ele apenas insere esse aprendiz no cotidiano escolar e tais indivíduos que se moldem e se adaptem a esse ambiente. Já a concepção de inclusão busca proporcionar autonomia, independência e meios de facilitar o atendimento às pessoas com deficiência.

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Como Citar
LeiteN. P. (2020). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E CONCEPÇÕES. Revista Artigos. Com, 21, e4643. Recuperado de https://acervomais.com.br/index.php/artigos/article/view/4643
Seção
Artigos