EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E CONCEPÇÕES
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O objetivo desse estudo foi apresentar conceitos de inclusão, integração bem como o surgimento no ambiente escolar contextualizado nos acontecimentos históricos. A pesquisa também tem a intenção de mostrar aspectos sobre os dias atuais, onde o tema é frequentemente abordado, porque, decorre da importância de um olhar atento ao planejamento de aula visando mediar a cognição do aluno especial, explorando sua capacidade intelectual através de uma proposta de educação inclusiva, eliminando os métodos de integração. O cenário mundial da educação configura analisar melhores condições para uma educação inclusiva efetivando o ensino e aprendizagem dos alunos especiais para que seja de forma digna e respeitosa, garantindo os direitos assegurados por lei, o que não acontece em casos de integração. Percebe-se, os métodos de integração não valorizam o potencial do aluno especial, ele apenas insere esse aprendiz no cotidiano escolar e tais indivíduos que se moldem e se adaptem a esse ambiente. Já a concepção de inclusão busca proporcionar autonomia, independência e meios de facilitar o atendimento às pessoas com deficiência.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.