Ações de um projeto de extensão de prevenção as drogas
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Detalhar as atividades remotas desenvolvidas pelos atores responsáveis pela execução do projeto de extensão universitária com a temática de informação e prevenção as drogas. Relato de experiência: De janeiro de 2021 a março de 2021 sucederam capacitações para que os discentes pudessem preparar o material utilizado nas atividades do projeto. Foi realizado postagens e palestras nas redes sociais do projeto, como Instagram, Facebook, Whatsapp e Youtube, Foi utilizado flyers, vídeos informativos e enquetes postadas quinzenalmente com diversos temas que abordavam os riscos e malefícios do uso de drogas, permitindo a participação do público em geral. No período de abril de 2021 a janeiro de 2022 foram apresentadas palestras educativas de maneira remota com temas voltados à prevenção do uso precoce de drogas. Aconteceram palestras direcionadas aos adolescentes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental de uma escola pública do Estado do Piauí. Considerações finais: Os participantes destacaram a importância do projeto pois atuou como multiplicador das ações de prevenção ao uso de drogas, uma vez que o programa teve o intuito de fazer o adolescente entender os riscos e danos que as drogas poderiam causar em seu jovem organismo.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. CARDOSO L, et al. Influência dos amigos no consumo de drogas entre adolescentes. Estudos de Psicologia (Campinas) [online]. 2014; 31(1): 65-74.
3. COSTA C, et al. Perfil biopsicossocial de crianças e adolescentes institucionalizados. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2019; 11(17): e1671.
4. GOMES L, et al. As ações políticas e o controle do consumo de drogas: Uma revisão integrativa da literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2014; 6 (1): 530-544.
5. HENRIQUE BD, et al. O uso de crack e outras drogas por crianças e adolescentes e suas repercussões no ambiente familiar.Recorte da Tese de Doutorado Significados e vivências dos pais e responsáveis sobre o filho usuário de crack e outras drogas: uma abordagem fenomenológica. Escola Anna Nery [online]. 2016, 20(4).
6. II LEVANTAMENTO NACIONAL DE ÁLCOOL E DROGAS (LENAD) – 2012. Ronaldo Laranjeira (Supervisão) [et al.], São Paulo: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas de Álcool e Outras Drogas (INPAD), UNIFESP.
7. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9134-pesquisa-nacional-de-saude-do-escolar. html?=&t=resultados. Acessado em: 26 de novembro de 2021.
8. MARIANO TO e CHASIN AAM. Drogas psicotrópicas e seus efeitos sobre o sistema nervoso central.Revista acadêmica Oswaldo cruz, 2019.
9. MOREIRA A, et al. De Prevenção ao consumo abusivo de drogas na escola: desafios e possibilidades para a atuação do educador. Educação e Pesquisa [online]. 2015; 41(1): 119-135.
10. NOGUEIRA LT, et al. Prevenção do consumo de drogas entre escolares: relatos mediados pela extensão universitária. SANARE-Revista de Políticas Públicas, 2018; 17(2): 100-106.
11. PAULA M, et al. Experiências de adolescentes em uso de crack e seus familiares com a atenção psicossocial e institucionalização. Ciência & Saúde Coletiva, 2017; (22): 2735-2744.
12. SILVA AF, et al. Tabagismo e consumo de álcool em adolescentes de uma cidade de pequeno porte do Brasil. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2020; 45: e2856.
13. SILVA M, et al. O uso de drogas entre adolescentes: uma revisão integrativa. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 2021; 10(5): e22110514778.
14. SILVA PA, GODOY EA. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: FACES DAS DESIGUALDADES SOCIAIS PREEXISTENTES. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), 2020. 2316-8722.
15. VÁZQUEZ M, et al. Life experience of adolescent drug users. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 2018; (52): e03349.
16. VIEIRA MF e SILVA CMS. A Educação no contexto da pandemia de Covid-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação – RBIE, 2020; 28: 1013-1031.
17. ZAPPE JG e DAPPER F. Drogadição na Adolescência: Família como Fator de Risco ou Proteção. Revista de Psicologia da IMED, 2017; 9(1): 140-158.