Educação em saúde por meio de jogos lúdicos para a prevenção de parasitoses
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Auxiliar na prevenção de parasitoses por meio do desenvolvimento de jogos educativos direcionados a crianças em idade escolar, como uma estratégia de ensino de noções de higiene. Relato de experiência: A elaboração dos jogos apresentados neste presente artigo contribuiu para a compreensão da importância da educação em saúde como ferramenta no ensino das noções de higiene. Compreendeu-se que ao estimular o interesse da criança pelo assunto abordado, torna-se mais fácil promover o aprendizado. Além disso, o ambiente descontraído favorece a troca de experiências entre os participantes. O ambiente escolar é o mais propício para aplicação destes jogos por ser um local que promove o desenvolvimento da criança em todos os âmbitos. A educação em saúde nas escolas constrói nos alunos a noção de responsabilidade com sua saúde, bem-estar e cuidado com o próprio corpo na construção de um ambiente saudável. Considerações finais: Foi possível evidenciar que os jogos lúdicos podem ser considerados como ótimas ferramentas para a promoção da educação em saúde, além de contribuírem na transformação dos participantes em protagonistas do seu aprendizado e estimulando a disseminação do conhecimento adquirido.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. BARROS LM, et al. Produção de jogos da memória como instrumento facilitador do ensino E aprendizagem na E.E.F.M. Amália Xavier de Juazeiro do Norte-CE. Secretaria da Educação do Estado do Ceará, Ceará. Revista Docente, 2017; 53-63.
3. BOTELHO AJ. Relação entre infecções helmínticas, estado nutricional e desempenho cognitivo de escolares residentes em área endêmica. Dissertação, (Programa de Pós- Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, 2008; 106p.
4. CARVALHO J. Jogo cooperativo – ensino e jogos de tabuleiros. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020.
5. CASTRO AZ, et al .Levantamento das Parasitoses Intestinais em Escolares da Rede Pública na Cidade de Cachoeiro de Itapemirim – News Lab, 2004; 102-5.
6. CHIEFFI PP e AMATO NV. Vermes, verminoses e a saúde pública. Ciência Cultura., 2003; 41-43.
7. DANTAS SMMM, et al . Conhecendo as parasitoses do Brasil: jogo de tabuleiro. Revista da Associação Brasileira de Ensino a Biologia, São Paulo, 2014; 4328-4338.
8. FAVARETTO DV, et al. Um jogo de tabuleiro utilizando tópicos contextualizados em Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, 2020.
9. JOVENTINO ES, et al. Jogo da memória como estratégia educativa para prevenção de enteroparasitoses: relato de experiência. Revista Rene, Fortaleza, 2009; 141-148.
10. LIMA ASS. Prevalência de parasitoses intestinais em escolares. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva. Governador Valadares, 2014; 1- 30.
11. LOPES CS e PINTO MFMMS. Desenvolvimento e aplicação de um jogo didático de cálculo químico no ensino de alunos com dificuldade de aprendizagem. Revista de Educação, Ciências e Matemática, 2019; 9(2): 53-65.
12. MONTEIRO S, et al., 2018. Ciência, saúde e educação: o legado de Virgínia Schall. – RJ: 2018; 1- 476.
13. NOGUEIRA MJ, et al. Criação compartilhada de um jogo: um instrumento para o diálogo sobre sexualidade desenvolvido com adolescentes. Ciência & Educação, 2011.
14. OLIVEIRA JLL. Parasitoses intestinais: o ensino como ferramenta principal na minimização destas patologias. Volta Redonda: Dissertação de (Mestrado) Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente, Centro Universitário de Volta Redonda, 2013; 1-78.
15. RIBEIRO DF, et al. Educação em saúde: uma ferramenta para a prevenção e controle das parasitoses. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações. 2013; 300- 310.
16. SANTOS PHS et al . Prevalência de parasitoses intestinais e fatores associados em idosos. Revista Brasileira Geriatria e Gerontologia, Rio de Janeiro, 2017; 244-253.
17. SANTOS FS. Prevalência de enteroparasitismo em crianças de comunidades ribeirinhas do Município de Coari, no médio Solimões, Amazonas, Brasil. Revista Pan-Amazonica de Saude, 2010; 23-28.
18. SILVA EAN, et al. Jogando com a química: um instrumento de aprendizagem no ensino da eletroquímica. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico. Manaus, 2019; 05(10): 39-54.
19. SOUZA LM, et al. Educação em saúde: uma estratégia de cuidado ao cuidador leigo. Rev Latino-Americana de Enfermagem, 2007.
20. SOUZA SCS e RODRIGUES SAS. A contribuição do jogo da memória no ensino de matemática na educação infantil em uma escola do estado de Sergipe. Educon, 2020; 14(14): 1-14.
21. TOSCANI NV, et al. Development and analysis of an educational game for children aiming prevention of parasitological diseases. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 2007; 281-294p.