Influência de fatores socioeconômicos maternos no desenvolvimento na primeira infância
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Resumo
Objetivo: Avaliar a influência de fatores socioeconômicos maternos no desenvolvimento de crianças durante a primeira infância. Métodos: Incluiu-se díades mãe-filho (DMF), compostas por mães e suas crianças de até 72 meses de idade matriculadas em um Núcleo de Educação Infantil do estado do Pará. A díade foi simultaneamente submetida ao questionário socioeconômico e ao Teste de Triagem do Desenvolvimento de Denver II (TTDDII) no período de fevereiro a maio de 2022. Os dados foram tabulados no Microsoft Excel 2019® e analisados pelo teste de Mann-Whitney através do programa SPSS Statistics 28®. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Das 55 DMF estudadas, houve diferença estatisticamente significativa apenas entre a escolaridade materna e o resultado do TTDDII com melhor desempenho entre aquelas cujas mães tinham maior nível educacional. Conclusão: O nível educacional materno influencia diretamente no desenvolvimento linguístico de crianças pré-escolares, possivelmente devido a qualidade e quantidade interação da díade. Trata-se de uma amostra limitada e homogênea, impedindo a generalização dos resultados. Novas pesquisas são necessárias para melhor compreensão da influência entre as variáveis estudadas.
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