Habilidades de comunicação como instrumento para a resolução de problemas em um serviço de farmácia hospitalar

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Ana Izabela dos Santos Martins
Fábio Jorge de Ramalho Amorim
Tereza Cecília Costa do Nascimento
Luís Henrique Gomes Correa
Divaldo Pereira de Lyra Júnior
Alessandra Rezende Mesquita

Resumo

Objetivo: Avaliar o impacto de um treinamento de habilidades de comunicação em uma equipe de farmácia hospitalar para resolver ou mitigar a geração de conflitos no ambiente de trabalho. Métodos: o treinamento foi realizado por meio de exposições dialogadas, dinâmicas e simulações com 29 funcionários do setor, incluindo técnicos, farmacêuticos e funcionários com atividades administrativas. Para avaliar o antes e o depois do treinamento foram aplicadas quatro escalas (Escala de satisfação no trabalho, Escala de Conflitos Intragrupais, Escala de Engajamento no trabalho e Escala de Gestão de Conhecimento) com todos os participantes. Resultados: Após a análise das escalas antes e depois do Treinamento de Habilidades de Comunicação, pode-se observar mudanças importantes em todas as escalas, como melhora geral na satisfação do trabalho e diminuição dos conflitos, destacando a necessidade dos profissionais de receberem esse tipo de treinamento, durante e após a sua formação profissional. Conclusão: Conclui-se que a partir dos resultados obtidos pode-se considerar que o Treinamento de Comunicação foi exitoso, principalmente no que tange a colaboração na redução dos níveis de conflito na Farmácia Hospitalar e pode ser uma ferramenta de gestão a ser empregada neste contexto.

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Como Citar
MartinsA. I. dos S., AmorimF. J. de R., NascimentoT. C. C. do, CorreaL. H. G., Lyra JúniorD. P. de, & MesquitaA. R. (2023). Habilidades de comunicação como instrumento para a resolução de problemas em um serviço de farmácia hospitalar. Revista Eletrônica Acervo Científico, 45, e13051. https://doi.org/10.25248/reac.e13051.2023
Seção
Artigos

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