Fake news e COVID-19: como as notícias influenciam nas ações individuais

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Sara Nicoletti Alves Pereira
Lara Martins Puim Nunes
Jessica Araujo da Silva Mata
Giorgia Bergamasco Perini
Ana Beatriz Billar Lamim
Luci Mendes de Melo Bonini
Wagner Alves de Souza Júdice

Resumo

Objetivo: Verificar a influência das fake news no enfrentamento individual em meio à pandemia da COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo exploratório e quali-quantitativo, realizado com 120 participantes entre 18 e 75 anos, os quais receberam um formulário por meio do Método Bola de Neve. O formulário era composto por 3 partes: socioeconômico, checagem de notícias e comportamento durante a pandemia. Os dados foram analisados por ANOVA de duas vias e teste de Shapiro-Wilk. Resultados: Dos 120 participantes, 39 selecionaram notícias falsas como verdadeiras, mostrando que informações que gerem uma sensação de segurança foram mais aceitas. Verificamos uma maior aceitação de notícias falsas na faixa dos 36 aos 50 anos. No contexto de tratamento, 25,8% e 11,67% aceitaram a informação que ivermectina e hidroxicloroquina, respectivamente, são efetivas no tratamento da COVID-19. Quanto à renda, há prevalência de 1 a 3 salários-mínimos na crença em notícias falsas, demonstrando que quanto menor a renda familiar, maior a probabilidade de acreditar em fake news. Conclusão: Verificou-se que há uma pequena relação entre faixa etária e crença, embora essa relação seja mais evidente entre renda familiar e crença. Dessa forma, há a necessidade de estudos com grupo mais heterogêneo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PereiraS. N. A., NunesL. M. P., MataJ. A. da S., PeriniG. B., LamimA. B. B., BoniniL. M. de M., & JúdiceW. A. de S. (2023). Fake news e COVID-19: como as notícias influenciam nas ações individuais. Revista Eletrônica Acervo Científico, 45, e13404. https://doi.org/10.25248/reac.e13404.2023
Seção
Artigos

Referências

1. ALMEIDA TV, et al. Infodemia da Covid-19 e suas repercussões sobre a saúde mental das mulheres idosas brasileiras. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2023; 23(2): e11876.

2. AQUINO EML, et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciên Saude Colet, 2020; 25(Supl. 1): 2423-2446.

3. ARAÚJO TME de, et al. Aceitação da vacina contra COVID-19 entre público diagnosticado com síndrome gripal. Acta paul enferm., 2021; 34: eAPE000086.

4. BALAKRISHNAN V, et al. Infodemic and fake news - A comprehensive overview of its global magnitude during the COVID-19 pandemic in 2021: A scoping review. Int J Disaster Risk Reduct, 2022; 78: 103144.

5. BIERNACKI P e WALDORF D. Snowball Sampling: Problems and Techniques of Chain Referral Sampling. Sociological Methods & Research, 1981; 10(2): 141-163.

6. BITAR AN, et al. Misinformation, perceptions towards COVID-19 and willingness to be vaccinated: a population-based survey in Yemen. PLoS One, 2021; 16(10): e0248325.

7. BOK S, et al. Validation of the covid-19 transmission misinformation scale and conditional indirect negative effects on wearing a mask in public. Int. J. Environ. Res. Publ. Health, 2021; 18(21): 11319.

8. DEPOUX A, et al. The pandemic of social media panic travels faster than the COVID-19 outbreak. J Travel Med, 2020; 27(3): taaa031

9. FAGUNDES VO, et al. Jovens e sua percepção sobre fake news na ciência. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, 2021; 16(1): e20200027.

10. FAKE NEWS. 2021. In: CAMBRIDGE Dictionary. Disponível em: https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/fake-news. Acessado em: 31 de março de 2021.

11. FERREIRA RR. Rede de mentiras: a propagação de fake news na pré campanha presidencial brasileira. Observatório (OBS*), 2018; 12(5): 139-162.

12. FRUGOLI AG, et al. Fake news sobre vacinas: uma análise sob o modelo dos 3Cs da Organização Mundial da Saúde. Rev esc enferm USP, 2021; 55: e03736.

13. GALHARDI CP, et al. Fato ou Fake? Uma análise da desinformação frente à pandemia da Covid-19 no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 2020; 25(2): 4201-4210.

14. GALHARDI CP, et al. Fake News and vaccine hesitancy in the COVID-19 pandemic in Brazil. Cien Saude Colet, 2022; 27(5): 1849-1858.

15. GOMES SF, et al. Scientific Fake News: Perception, Persuasion and Literacy. Ciência & Educação, 2020; 26: e20018.

16. MATOS RC. Fake news frente a pandemia de COVID-19. Vigilância Sanitária em Debate, 2020; 8(3): 78-85.

17. MEDEIROS PMD e LÔRDELO TDS. Novas mídias: lugar de opinião? Lugar de informação?. Estudos em Jornalismo e Mídia, 2012; 9(1): 34-47.

18. MUTUTWA WT e MATSILELE T. COVID-19 infections on international celebrities: self presentation and tweeting down pandemic awareness. Journal of Science Communication, 2020; 19(05): 1-17.

19. NAEEM SB, et al. An exploration of how fake news is taking over social media and putting public health at risk. Health Information & Libraries Journal, 2021; 38(2): 143-149.

20. OPAS. OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/news/11-3-2020-who-characterizes-covid-19-pandemic#:~:text=OMS%20afirma%20que%20COVID%2D19%20%C3%A9%20agora%20caracterizada%20como%20pandemia,-11%20Mar%202020&text=11%20de%20mar%C3%A7o%20de%202020,agora%20caracterizada%20como%20uma%20pandemia. Acessado: 10 de abril de 2021.

21. OSUAGWU UL, et al. Misinformation about COVID-19 in sub-saharan africa: evidence from a cross-sectional survey. Health Secur, 2021; 19(1): 44–56.

22. PICKLES K, et al. COVID-19 misinformation trends in Australia: prospective longitudinal national survey. J. Med. Internet Res, 2021; 23(1): e23805.

23. PRESTON S, et al. Detecting fake news on Facebook: the role of emotional intelligence. PLoS One, 2021; 16(3): e0246757.

24. SACRAMENTO I. A saúde numa sociedade de verdades. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, 2018; 12(1): 4-8.

25. SANTOS CMF, et al. O impacto das mídias sociais no desenvolvimento de Transtornos de Ansiedade. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2022; 15(10): e11254.

26. VAN BAVEL JJ e PEREIRA A. The Partisan Brain: An Identity-Based Model of Political Belief. Trends Cognitive Sci, 2018; 22(3): 213-224.

27. VIJAYKUMAR S, et al. How shades of truth and age affect responses to COVID-19 (Mis)information: randomized survey experiment among WhatsApp users in UK and Brazil. Human. Soc. Sci. Commun, 2021; 8(1): 1–12.

28. VRAGA EK e BODE L. Addressing COVID-19 Misinformation on Social Media Preemptively and Responsively. Emerg Infect Dis, 2021; 27(2): 396-403.

29. WHO-World Health Organization: coronavirus disease (COVID-19) advice for the public. https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public/myth-busters 2022.