Fatores associados à qualidade do sono do estudante de medicina
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Compreender os fatores associados à qualidade do sono do estudante de medicina. Revisão bibliográfica: Foram destacadas três dimensões: o perfil do sono do estudante de medicina; Sonolência e desempenho acadêmico; e Sono e saúde mental. Observou- se que a maioria dos estudantes alegou má qualidade do sono. A preocupação, estresse, uso excessivo do celular, uso de medicamentos, primeiro ano de faculdade e método de Aprendizagem Baseada em Problemas apareceram como fatores deletérios. O índice de sonolência foi alto entre os estudantes de medicina e esteve relacionado a um menor desempenho acadêmico, indisposição e falta de entusiasmo. Os distúrbios do sono estiveram associados a transtornos psiquiátricos, evidenciando ansiedade, depressão, estresse e ideação suicida. Considerações finais: Faz-se necessário maior número de estudos que abordem essa problemática, contribuindo para o fornecimento de informações aos estudantes e profissionais da educação médica, no intuito de incentivar novas pesquisas acerca do tema e trazer a problemática para discussão dentro das instituições de ensino, onde medidas devem ser tomadas no intuito de preservar o bem-estar físico e mental dos futuros médicos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. ALMEIDA FVQ, et al. Influência da qualidade do sono no desempenho acadêmico de estudantes de medicina. Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, 2021; 19(3): 165-169.
3. CAMPELO AB, et al. Avaliação da qualidade de sono em estudantes de medicina de centro universitário privado em Teresina. Research, Society and Development, 2023; 12(5): e2312541393.
4. CATAPAN SC e CALVO MCM. Teleconsulta: uma revisão integrativa da interação médico-paciente mediada pela tecnologia. Revista Brasileira de Educação Médica, 2020; 44(1): 1-13.
5. CAZOLARI PG, et al. Níveis de Burnout e bem-estar de estudantes de Medicina: um estudo transversal. Revista Brasileira de Educação Médica, 2020; 44(4): 1-8.
6. COELHO FM. Impacto da privação de sono sobre cérebro, comportamento e emoções. Medicina Interna de México, 2020; 36(1): 17-19.
7. COIMBRA CO, et al. Repercussões da privação do sono no sistema imunológico: uma revisão integrativa de literatura. Research, Society and Development, 2022; 11(7): e11011729795.
8. COSTA DS, et al. Sintomas de depressão, ansiedade e estresse em estudantes de Medicina e estratégias institucionais de enfrentamento. Revista brasileira de educação médica, 2020; 44(1): 1-10.
9. COSTA LDM, et al. Qualidade do sono e fatores associados em acadêmicos de Medicina: revisão integrativa. Archives Of Health Investigation, 2021; 10(9): 1372-1377.
10. CRUZ MCA, et al. Influência na qualidade de vida dos estudantes de Medicina relacionadas a má alimentação e sono. Research, Society and Development, 2021; 10(2): e23710212393.
11. DUTRA L, et al. Avaliação do Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh em estudantes de Medicina: Uma revisão integrativa da literatura. Research, Society and Development, 2021; 10(8): e52410817530.
12. FERREIRA MAA, et al. Perfil da Qualidade de Sono de um grupo de estudantes de Medicina. Research, Society and Development, 2020; 9(9): e718997806.
13. HOLANDA SCC e SOUSA DA. Principais fatores que alteram a qualidade do sono e as consequências na vida de enfermeiros que atuam na unidade de terapia intensiva. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, 2023; 12(1): 62-79.
14. JESUS AMV, et al. Análise da qualidade de vida em estudantes de medicina: revisão sistemática. Research, Society and Development, 2022; 11(8): e1311830548.
15. LESSA RT, et al. A privação do sono e suas implicações na saúde humana: uma revisão sistemática da literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2020; (56): e3846.
16. MACIEL ANM, et al. Estoque domiciliar de medicamentos por estudantes do 7 ao 9 período de Farmácia noturno de uma IES em Imperatriz-MA. Research, Society and Development, 2022; 11(2): e26611225567.
17. MAIA HAAS, et al. Prevalência de sintomas depressivos em estudantes de Medicina com currículo de aprendizagem baseada em problemas. Revista brasileira de educação médica, 2020; 44: 204-211.
18. MARONESI MCP, et al. Efeitos e análise da qualidade do sono em estudantes de enfermagem: uma revisão integrativa de literatura. Conjecturas, 2022; 22(2): 1430-1444.
19. MARTINS JMS, et al. Estilo de vida e qualidade do sono de estudantes de medicina em uma universidade pública, durante a pandemia da COVID-19: um estudo transversal. Revista de Medicina, 2022; 101(2): 1-6.
20. MAZARIOLLI AS. Avaliação da qualidade do sono e fadiga em tripulação de helicópteros militares. Revista Brasileira de Segurança Pública, 2023; 17(1): 10-23.
21. MEYER C, et al. Qualidade de vida de estudantes de medicina e a dificuldade de conciliação do internato com os estudos. ABCS Health Sciences, 2019; 44(2): 108-113.
22. OTTERO CLS, et al. A saúde mental dos estudantes de medicina: uma revisão de literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2022; 15(3): e9751.
23. PAUL MC, et al. Síndrome da apneia do sono e seus impactos na saúde: uma revisão integrativa. Cadernos Camilliani, 2020; 17(2): 1997-2010.
24. PAULA GMR, et al. Sintomas Depressivos em Estudantes de Medicina e sua Relação com Variáveis Hormonais e Socioeconômicas. Revista Brasileira de Educação Médica, 2020; 44(4): 1-10.
25. PEREIRA AE, et al. Elevada prevalência de consumo inadequado de psicoestimulantes por universitários da área da saúde, 2022; 8(4): 26623-26639.
26. PETREÇA DR e KUNZLER MA. Perfil de fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis em estudantes de medicina. Revista de Medicina UNC, 2022; 1: 2-17.
27. SANTOS J, et al. Qualidade do sono em estudantes universitários durante a pandemia de covid-19: revisão de literatura. Research, Society and Development, 2022; 11(15): e370111535468.
28. SOUSA MAC, et al. Os contextos de vulnerabilidades e a produção de cuidado como temas na formação médica. Saúde e Sociedade, 2022; 31(3): 1-12.
29. VAZ ALL, et al. Fatores associados aos níveis de fadiga e sonolência excessiva diurna em estudantes do internato de um curso de Medicina. Revista brasileira de educação médica, 2020; 44(6): 1-9.