Exploração criativa dos dermátomos e gamificação na educação médica: relato de experiência
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Relatar uma experiência no ensino dos dermátomos para estudantes de medicina. Relato de experiência: A abordagem pedagógica envolveu uma aprendizagem ativa e participativa sobre a complexa divisão dos dermátomos. A metodologia ativa, gamificação e feedback foram os pilares dessa prática. Os alunos foram organizados em grupos para promover a colaboração e construção coletiva do conhecimento. Cada grupo criou um "manequim dos dermátomos" com materiais recicláveis, proporcionando uma conexão tangível com o conteúdo. A gamificação desafiou os alunos a desenvolver jogos que testassem o conhecimento sobre dermátomos. O feedback contínuo e construtivo foi fornecido para estimular a autorreflexão e o aprimoramento das criações e estratégias. Considerações finais: A criação de materiais lúdicos para o estudo dos dermátomos se destaca como uma estratégia inovadora e eficaz. Os resultados positivos demonstram a importância de oferecer oportunidades práticas e criativas para aprofundar o entendimento dos alunos sobre essa divisão anatomofuncional. A abordagem colaborativa e dinâmica reflete a natureza da prática médica moderna. Recomenda-se a continuidade e expansão dessa abordagem para tornar o estudo dos dermátomos mais acessível, memorável e significativo para os futuros médicos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. BALEMANS MC, et al. Actual drawing of histological images improves knowledge retention. Anatomical Sciences Education, 2016; 9(1):60-70.
3. BERRIDGE KC e ROBINSON TE. What is the role of dopamine in reward: hedonic impact, reward learning, or incentive salience? Brain research reviews, 1998; 28(3):309-369.
4. CHALLOUMAS D, et al. Observations on the inconsistency of dermatome maps and its effect on knowledge and confidence in clinical students. Clinical Anatomy, 2018; 31(2):293-300.
5. GHOSH SK. Evolution of illustrations in anatomy: A study from the classical period in Europe to modern times. Anatomical Sciences Education, 2015; 8(2):175-188.
6. HUR M-S, et al. Learning about Dermatome Maps and Innervation of Peripheral Cutaneous Nerves Using OHP film-Overlapping. Anatomy & Biological Anthropology, 2022; 35(1):21-26.
7. JUG R, et al. Giving and receiving effective feedback: A review article and how-to guide. Archives of pathology & laboratory medicine, 2019; 143(2):244-250.
8. KRISHNAMURTHY K, et al. Benefits of gamification in medical education. Clinical Anatomy, 2022; 35(6):795-807.
9. LERCHENFELDT S, et al. The utilization of peer feedback during collaborative learning in undergraduate medical education: a systematic review. BMC medical education, 2019; 19(1):1-10.
10. MACHADO A e HAERTEL LM. Neuroanatomia funcional. 3 ed. São Paulo: Atheneu, 2013. 112p.
11. NAUG HL, et al. Promoting metacognition in first year anatomy laboratories using plasticine modeling and drawing activities: A pilot study of the “blank page” technique. Anatomical Sciences Education, 2011; 4(4):231-234.
12. SHAPIRO L, et al. Transforming musculoskeletal anatomy learning with haptic surface painting. Anatomical Sciences Education, 2023; 16:677–693.
13. SILVA-PIRES FdES, et al. A Teoria da Aprendizagem Significativa e o jogo. Revista Educação em Questão, 2020; 58(57)
14. XU M, et al. Game-based learning in medical education. Frontiers in Public Health, 2023; 11:1113682.
15. ZAKARIA MI, et al. A systematic review of problem-based learning in education. Creative Education, 2019; 10(12):2671.