A monitoria acadêmica como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem no curso de enfermagem: um relato de experiência

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maiza Silva de Sousa
Armando Sequeira Penela
Luany Rafaele da Conceição Cruz
Karen Alessandra de Jesus Cuimar
Ana Beatriz Sousa Alves
Fernanda Tainá Oliveira da Cruz
Taís dos Passos Sagica
Ewellyn Natália Assunção Ferreira

Resumo

Esse artigo buscou descrever a experiência de uma acadêmica de enfermagem na monitoria do componente curricular Histologia Humana, evidenciando essa tarefa como um instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem em uma universidade pública. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas em sala de aula e laboratório com cerca de 40 alunos. Verificou-se que a presença do monitor em sala de aula deixava os discentes mais à vontade para levantar questionamentos sobre os conteúdos ministrados pelo docente, facilitando assim a interação entre discentes e professor orientador. Assim, a presença do monitor em sala de aula vem desmistificar a figura inquestionável atribuída ao professor, contribuindo para deixar os discentes mais à vontade, facilitar a aplicação de metodologias ativas que visam implementar o modelo horizontal de ensino e permitir uma rica troca de experiências, criando e reinventando formas de conhecer o novo.                                                                                          

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
de SousaM. S., PenelaA. S., CruzL. R. da C., CuimarK. A. de J., AlvesA. B. S., CruzF. T. O. da, SagicaT. dos P., & FerreiraE. N. A. (2019). A monitoria acadêmica como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem no curso de enfermagem: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Científico, 6, e1662. https://doi.org/10.25248/reac.e1662.2019
Seção
Artigos