Retenção de conhecimento e habilidades do suporte básico de vida em estudantes de medicina

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Arturo de Pádua Walfrido Jordán
Maria Eduarda Barbosa Abrantes Santos
Guilherme Azevedo Teixeira
Maria Eduarda Rodrigues Costa
Eliana Valentim
Edvaldo da Silva Souza

Resumo

Objetivo: Analisar o conhecimento teórico e habilidades práticas, e sua retenção, sobre Suporte Básico de Vida (SBV) em estudantes de medicina do primeiro período de uma faculdade em Recife-PE. Método: Estudo quantitativo, analítico e prospectivo, com questionários teórico-prático e simulações práticas. Realizadas três mensurações, com intervalo de -1;0;4 meses, considerando-se T0 o momento após a aula de SBV. A amostra foi obtida por conveniência. Para análise, utilizou-se frequências, médias e percentuais com intervalos de Confiança (CI) de 95%, com nível de significância estatística <0,05. Estudo aprovado pelo CEP da instituição com CAAE 50685121.4.0000.5569 e parecer 4.934.326. Resultados: Dividiu-se em três fases, com “n” de 61 no pré-teste (M0), 31 (50,8% da amostra inicial) no pós-teste imediato (M1), e 18 (29,5% da amostra inicial) no pós-teste tardio (M2). Respectivamente nos momentos M0, M1 e M2, a média de acertos teóricos foi de 32,6%, 59,8% e 62,6%; e no prático, de 33,3%, 72,2% e 65,1%. Conclusão: Este estudo observou um ganho de conhecimento satisfatório imediatamente após a intervenção, bem como melhores resultados de retenção quando comparado à literatura mundial. Todavia, a minoria dos alunos alcançou a taxa de acertos mínimos proposta pela American Heart Association (AHA).

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
JordánA. de P. W., SantosM. E. B. A., TeixeiraG. A., CostaM. E. R., ValentimE., & SouzaE. da S. (2024). Retenção de conhecimento e habilidades do suporte básico de vida em estudantes de medicina. Revista Eletrônica Acervo Científico, 47, e17678. https://doi.org/10.25248/reac.e17678.2024
Seção
Artigos

Referências

1. ALVES MG, et al. Construção e validação de questionário para avaliação de conhecimento sobre ressuscitação cardiopulmonar. Cogitare Enfermagem. 2019; 24.

2. ARANDA-GARCÍA S, et al. Basic life-support learning in undergraduate students of sports sciences: Efficacy of 150 minutes of training and retention after eight months. Int J Environ Res Public Health. 2019; 16(23): 4771.

3. BASTOS TR, et al. Conhecimento de Estudantes de Medicina sobre Suporte Básico de Vida no Atendimento à Parada Cardiorrespiratória. Rev Bras Educ Med. 2020; 44(4).

4. BEZERRA P. Manual do estudante 2021.1: laboratórios de Medicina – 1° período. Faculdade Pernambucana de Saúde; 2021. Disponível em: https ://fps.edu.br/uploads/downloadsuploads/med-lab-1p2.pdf .

5. BOROVNIK LESJAK V, et al. Retention of knowledge and skills after a basic life support course for schoolchildren: A prospective study. Inquiry. 2022; 59.

6. BRASIL. Resolução Nº 3, 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. 2014. Disponível em: http ://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15874-rces003-14&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192.

7. GARG R, et al. Evaluation of Peyton's four-step approach for skill acquisition in undergraduate medical students: A prospective randomized study. medRxiv. 2023.

8. GEORGE B, et al. Effectiveness of an educational intervention on first-year nursing students' knowledge and confidence to perform basic life support: a quasi-experimental study. Contemp Nurse. 2023.

9. KAWALE SN, et al. Basic life support: a cross-sectional study of knowledge in undergraduate medical students of Maharashtra. Int J Community Med Public Health. 2020; 7: 3581.

10. KODIKARA KG. Best practices of basic life support training in undergraduate medical education: A guide to medical teachers. Educ Med J. 2022.

11. KOVÁCS E, et al. The timing of testing influences skill retention after basic life support training: a prospective quasi-experimental study. BMC Med Educ. 2019; 19.

12. LAGO FR e HAMDORF JM. Dicas de ensino na corrida 5: ensinar uma habilidade. Med J Aust. 2004; 181(6): 327-8.

13. MEIRA JÚNIOR LE, et al. Avaliação de treinamento em suporte básico de vida para médicos e enfermeiros da atenção primária. Rev Bras Med Fam Comunidade. 2016; 11(38): 1-10.

14. MOHAMMED Z, et al. Knowledge of and attitudes towards cardiopulmonary resuscitation among junior doctors and medical students in Upper Egypt: Cross-sectional study. Int J Emerg Med. 2020; 13(1): 19.

15. PELEK CA, et al. Level of knowledge about basic life support of undergraduate students from the health area. Rev Bras Educ Med. 2021.

16. SHARMA RR, et al. Effectiveness of basic life support training in improving the knowledge and skills among medical and dental students. Santosh Univ J Health Sci. 2020.

17. SILVA N, et al. Teaching basic life support for medical students: Assessment of learning and knowledge retention. J Educ Health Promot. 2023; 12.

18. SRIVILAITHON W, et al. Retention of Basic-Life-Support Knowledge and Skills in Second-Year Medical Students. Open Access Emerg Med. 2020; 12: 211-217.