Tecnologias educacionais em hanseníase na atenção primária à saúde

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Ana Paula de Carvalho Souza
Olivia Dias de Araújo

Resumo

Objetivo: Analisar as evidências científicas das tecnologias educacionais sobre hanseníase desenvolvidas na atenção primária à saúde. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa. Utilizou-se as bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS/Bireme), PubMed e Periódicos Capes. Usando os Descritores em Ciências da Saúde (Decs), selecionando “Leprosy” e “Educational Technology”, combinados com o operador booleano “AND”. Foram incluídos artigos entre os anos de 2004 a 2024. Não houve limitação quanto ao idioma da pesquisa. Resultados: De 136 publicações encontradas, apenas seis foram incluídas. Os estudos utilizaram produção de vídeo, jogo de tabuleiro, jogo digital, programa de web rádio, cartilhas. A temática mais encontrada foi voltada a tratar sobre o estigma e o autocuidado, com públicos de diversas faixas etárias. Dos artigos selecionados, dois eram estudos qualitativos, um estudo metodológico e três relatos de experiência. Considerações finais: Prevaleceram cartilhas, jogos, vídeos, e a modalidade de web rádio. As tecnologias na atenção primária impactaram em promoção do autocuidado, aumento da autoestima, agência individual e disposição para agir na comunidade, práticas de cuidado em saúde coletiva através do diálogo e na ampliação do conhecimento sobre hanseníase.

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Como Citar
SouzaA. P. de C., & AraújoO. D. de. (2024). Tecnologias educacionais em hanseníase na atenção primária à saúde. Revista Eletrônica Acervo Científico, 47, e18831. https://doi.org/10.25248/reac.e18831.2024
Seção
Artigos

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