Saúde mental e autocuidado dos profissionais da saúde: relato de experiência no PET-Saúde equidade

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Matheus de Sousa Alves
Álvaro Moura e Silva
Marília Cipriano Feitosa de Melo
Késsia Cristina da Cruz Campelo
Hellen Karine Damasceno Santos
Alysson José Pereira do Nascimento
Lana Beatriz Moura de Carvalho
Ana Beatriz Costa da Silva
Liana Regina Gomes de Sousa Buss
Joelma Maria Costa

Resumo

Objetivo: Relatar ações do PET-Saúde Equidade para a saúde mental e autocuidado dos profissionais, seus desafios e impactos. Relato de experiência: O Programa PET-Saúde Equidade foi implementado para aprimorar o atendimento na atenção primária, para promover equidade e bem-estar dos profissionais. A sobrecarga de trabalho e a falta de infraestrutura impactam a qualidade assistencial e a saúde mental dos trabalhadores. Assim, o programa adotou estratégias inovadoras, como atividades de meditação e capacitação os profissionais.: durante o programa, foram identificadas dificuldades como escassez de insumos e sobrecarga profissional. Para mitigar esses desafios, foram implementadas intervenções como a “Caixinha da Gratidão”, atividades de relaxamento e rodas de conversa com Agentes Comunitários de Saúde. Eventos de integração também foram promovidos, o que fortalece o vínculo entre profissionais e comunidade. A pesquisa sobre atendimento inclusivo ainda aguarda aplicação. Considerações finais: As ações implementadas demonstraram impacto positivo na saúde mental dos profissionais e na qualidade do atendimento. No entanto, desafios como a falta de recursos ainda limitam sua continuidade. A ampliação dessas iniciativas e investimentos na atenção primária são essenciais para garantir um SUS mais equitativo e eficiente.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AlvesM. de S., Silva Álvaro M. e, MeloM. C. F. de, CampeloK. C. da C., SantosH. K. D., NascimentoA. J. P. do, CarvalhoL. B. M. de, SilvaA. B. C. da, BussL. R. G. de S., & CostaJ. M. (2025). Saúde mental e autocuidado dos profissionais da saúde: relato de experiência no PET-Saúde equidade. Revista Eletrônica Acervo Científico, 25, e19979. https://doi.org/10.25248/reac.e19979.2025
Seção
Artigos

Referências

1. BARRA BGA, et al. Saúde LGBTQIA+ na perspectiva da atenção básica: potencialidades e problemáticas. Boletim de Saúde Pública, 2024.

2. BRASIL. PET-Saúde Equidade. Secretaria Adjunta de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Brasília, 2024.

3. BRAVO VÂA. Reorientação da formação do profissional de saúde na atenção primária: O que os Projetos Pró-Saúde articulados ao PET-Saúde ensinaram. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019.

4. COUTINHO LRP, et al. Acolhimento na Atenção Primária à Saúde: revisão integrativa. Saúde em Debate, 2015; 39(105): 514-524.

5. CRISTINA AS, et al. A importância do atendimento humanizado em ambiente hospitalar e no atendimento fisioterapêutico, 2023.

6. DARZÉ GC, OLIVEIRA GM. Acolhimento de pessoas em sofrimento psíquico intenso em uma unidade básica de saúde: relato de um psicólogo residente. Academia.edu, 2024.

7. EIDELWEIN, et al. Estresse Ocupacional entre Psicólogos Atuantes na Atenção Primária à Saúde no Contexto Pandêmico. Psicol cienc prof, 2024; 44: e259089.

8. FREIRE GR. Percepção de estudantes de graduação em saúde frente ao atendimento integral às pessoas com deficiência. Anais da XVI Semana de Enfermagem da FPS, 2023.

9. MENDES Â, et al. Tipologia da estrutura das unidades básicas de saúde brasileiras: os 5 R. Cadernos de Saúde Pública, 2017; 33(8): e00037316.

10. MENDES MFM, et al. Direitos humanos, diversidade e equidade de raça e gênero: O fórum da Rede Unida que se aquilomba para resistir. Editora Rede Unida, 2024.

11. OLIVEIRA SA, et al. Evidências de validade da Depression, Anxiety and Stress Scale entre trabalhadores de enfermagem brasileiros. Acta paul enferm, 2025; 38: eAPE0003261.

12. PARANHOS, WR. Formação dos profissionais de saúde para o atendimento de LGBTQI+. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 25, 2012, e200684.

13. SILVA ES. Pesquisa-ação com trabalhadores da Estratégia Saúde da Família sobre saúde mental na atenção primária. Editora Científica, 2024.

14. SZEREMETA MCS, SANTOS IB. Qualidade de vida no trabalho versus condições psicossomáticas advindas do mercado de trabalho. Anais da Jornada, IESSA, 2024.

15. VASCONCELOS MIO, QUEIROZ MVO. Análise de projetos PET-Saúde com enfoque na saúde do adolescente. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, 2018.