Impactos dos programas de educação em saúde na adesão ao pré-natal
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Resumo
Objetivo: Analisar o impacto dos programas de educação em saúde na adesão ao pré-natal. Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, seguindo seis etapas metodológicas, utilizando as bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, National Library of Medicine National Institutes of Health e Scientific Eletronic Library Online, com descritores como Health Education, Prenatal Care Adherence e Effectiveness. Quinze estudos publicados entre 2015 e 2024, de países de baixa, média e alta renda, foram selecionados e analisados após aplicação de critérios de inclusão (textos completos, idiomas português/inglês) e exclusão (duplicatas, irrelevância temática). Resultados: Intervenções educativas estruturadas e multifacetadas mostraram-se eficazes, incluindo programas comunitários, estratégias baseadas em tecnologia (como o PRENACEL, com mensagens SMS que alcançaram 96,6% de comparecimento em ≥6 consultas) e envolvimento do parceiro masculino. Abordagens adaptadas a contextos socioculturais aumentaram o conhecimento e o empoderamento materno. Considerações finais: Programas de educação em saúde são cruciais para melhorar a adesão ao pré-natal, especialmente quando integrados com tecnologia e políticas públicas que abordam desigualdades sociais. Limitações incluem a escassez de estudos em países de alta renda e a necessidade de ensaios clínicos mais robustos para validar intervenções.
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