A inserção da psicologia no programa PET-Saúde: uma nova perspectiva de cuidado e aprendizagem no Sistema Único de Saúde

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Giovane Sampaio dos Santos
Wesley Kessio Mota Pinheiro
Veruska Cronemberger Nogueira Rebêlo
Helena de Aragão Fialho
Janaína de Moraes Silva

Resumo

Objetivo: Investigar o quanto o programa PET-Saúde pode auxiliar na formação em Psicologia; identificar as experiências e os impactos do programa no desenvolvimento de competências e habilidades para a atuação no SUS; e analisar as contribuições que a Psicologia traz ao programa PET-Saúde. Métodos: Buscou-se nas plataformas Google Acadêmico, SciELO e Capes os seguintes descritores “PET-Saúde”, “Saúde das Minorias”, “Atenção Básica”, “Psicologia Hospitalar”, “Psicologia Educacional” e “Equidade”, resultando em quinze estudos selecionados. Critérios de inclusão: artigos em português, focados na Psicologia no contexto do PET-Saúde. Critérios de exclusão: estudos sobre outros cursos sem interdisciplinaridade; em outros idiomas ou fora do tema. Realizou-se análise temática. Resultados: Os dados foram categorizados em três eixos predefinidos: PET-Saúde como Psicologia na prática, como complemento ao currículo de Psicologia e como Via de humanização de funcionários através da psicologia. A análise qualitativa, apresentada de forma descritiva, evidenciou como o programa e o curso de Psicologia se interseccionam e se complementam nas teorias e práticas relatadas. Considerações finais: O PET-Saúde enriquece o currículo de Psicologia ao integrar ensino, serviço e comunidade; desenvolve habilidades essenciais para atuação no SUS; e amplia a visão do processo saúde-doença além do enfoque biologizante

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Como Citar
SantosG. S. dos, PinheiroW. K. M., RebêloV. C. N., FialhoH. de A., & SilvaJ. de M. (2025). A inserção da psicologia no programa PET-Saúde: uma nova perspectiva de cuidado e aprendizagem no Sistema Único de Saúde. Revista Eletrônica Acervo Científico, 25, e20876. https://doi.org/10.25248/reac.e20876.2025
Seção
Artigos

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