A inserção da psicologia no programa PET-Saúde: uma nova perspectiva de cuidado e aprendizagem no Sistema Único de Saúde
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Resumo
Objetivo: Investigar o quanto o programa PET-Saúde pode auxiliar na formação em Psicologia; identificar as experiências e os impactos do programa no desenvolvimento de competências e habilidades para a atuação no SUS; e analisar as contribuições que a Psicologia traz ao programa PET-Saúde. Métodos: Buscou-se nas plataformas Google Acadêmico, SciELO e Capes os seguintes descritores “PET-Saúde”, “Saúde das Minorias”, “Atenção Básica”, “Psicologia Hospitalar”, “Psicologia Educacional” e “Equidade”, resultando em quinze estudos selecionados. Critérios de inclusão: artigos em português, focados na Psicologia no contexto do PET-Saúde. Critérios de exclusão: estudos sobre outros cursos sem interdisciplinaridade; em outros idiomas ou fora do tema. Realizou-se análise temática. Resultados: Os dados foram categorizados em três eixos predefinidos: PET-Saúde como Psicologia na prática, como complemento ao currículo de Psicologia e como Via de humanização de funcionários através da psicologia. A análise qualitativa, apresentada de forma descritiva, evidenciou como o programa e o curso de Psicologia se interseccionam e se complementam nas teorias e práticas relatadas. Considerações finais: O PET-Saúde enriquece o currículo de Psicologia ao integrar ensino, serviço e comunidade; desenvolve habilidades essenciais para atuação no SUS; e amplia a visão do processo saúde-doença além do enfoque biologizante
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