Educação em saúde como ferramenta de transformação social: um relato de experiência no PET-Saúde

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Michelly Bruna Soares de Moura
Pedro Henrique Sutério da Silva
Maria Moreira Muniz
Veruska Cronemberger Nogueira Rebelo
Janaína de Moraes Silva

Resumo

Objetivo: Demonstrar como o PET-Saúde, em sua 11ª edição, utiliza a Educação em Saúde como estratégia de transformação social, qualificando estudantes e trabalhadores para atuarem de forma equitativa, interprofissional e participativa. Relato de experiência: O programa, executado em nível nacional, abordou temas como gênero, raça, sexualidade, religiosidade, deficiências, maternagem e saúde mental. Os integrantes participaram de cursos, elaboraram materiais educativos e realizaram rodas de conversa, palestras e blitz educativas em hospitais e Unidades Básicas de Saúde. A produção de folders, banners, murais e conteúdos digitais contribuiu para disseminar informações mais acessíveis, incentivar os diálogos, esclarecer direitos e fortalecer vínculos entre equipe, usuários e comunidade. Considerações finais: Conclui-se que a Educação em Saúde, articulada às ações do PET-Saúde, reafirma seu papel transformador ao criar espaços de escuta, combater preconceitos e valorizar a diversidade, aproximando teoria e prática na formação de profissionais comprometidos com um Sistema Único de Saúde mais humanizado, inclusivo e resolutivo.

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Como Citar
MouraM. B. S. de, SilvaP. H. S. da, MunizM. M., RebeloV. C. N., & SilvaJ. de M. (2025). Educação em saúde como ferramenta de transformação social: um relato de experiência no PET-Saúde. Revista Eletrônica Acervo Científico, 25, e21507. https://doi.org/10.25248/reac.e21507.2025
Seção
Artigos

Referências

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