Fobia social e a autopercepção do desempenho de estudantes de medicina submetidos à metodologia ativa em Sergipe

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Kamila Maria de Andrade Santos Silveira
Mayana Lula Andrade
Eusébio Lino dos Santos Júnior
Paulo Milhomem Ferro Neto
Déborah Pimentel

Resumo

Esse artigo buscou investigar a influência dos sintomas de Fobia Social (FS) na autopercepção do desempenho acadêmico dos estudantes de Medicina submetidos ao método Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Trata-se de um estudo clínico, não experimental, exploratório, transversal, descritivo e de abordagem analítica quantitativa. No quesito de autopercepção do desempenho acadêmico, a maioria dos alunos tanto do grupo com FS (74%) quanto do grupo sem FS (86,4%), indicou seu desempenho como excelente, muito bom ou bom. Quanto a vontade de desistir do curso muitas vezes ou sempre, o percentual foi de 2,4% nos estudantes sem FS, e 6,6% entre aqueles com FS. Concluiu-se que o absenteísmo relacionado a sintomas ansiosos foi relativamente mais frequente em estudantes com sintomas de FS. Ademais, os estudantes com sintomas de FS tendem a avaliar seu desempenho como pior em comparação aos estudantes sem FS, além de demonstrarem mais dificuldades na realização das tarefas.

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Como Citar
SilveiraK. M. de A. S., AndradeM. L., JúniorE. L. dos S., NetoP. M. F., & PimentelD. (2020). Fobia social e a autopercepção do desempenho de estudantes de medicina submetidos à metodologia ativa em Sergipe. Revista Eletrônica Acervo Científico, 9, e3193. https://doi.org/10.25248/reac.e3193.2020
Seção
Artigos