A contribuição da sociolinguística para ao ensino de língua portuguesa

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Mauro Lúcio Batista Cazarotti
Aldiane Rodrigues Miranda

Resumo

O presente estudo delimita-se a apresentar reflexões sobre a importância da sociolinguística para contribuição para o ensino da língua portuguesa. O objetivo geral é a análise das reflexões sobre o tema e fundamentar sua importância e contribuição para língua portuguesa. Os objetivos específicos remetem a concepção da língua portuguesa, identificação de um caminho mais produtivo na aresta portuguesa de ensino, sua importância e a análise do professor de língua portuguesa. Justifica-se pela relevância do estudo na necessidade de responder como a sociolinguística é benéfica ou não á educação, especificamente na disciplina de língua portuguesa. Esta pesquisa bibliográfica teve como aporte autores como Lima e Mioto (2007). Durante os levantamentos o estudo foi colaborado com trabalhos de Bagno (2003; 2007), Bortoni-Ricardo (2005; 2009; 2011), Lobov (1969; 1972) e outros autores. Conclui-se que é importante que os professores de uma forma geral tenham maior acesso aos conhecimentos fornecidos pela abordagem sociolingüística do ensino da língua materna, de modo a possibilitar aos seus alunos uma aprendizagem mais efetiva da língua padrão falada e escrita, sem desvalorizar ou negar sua linguagem espontânea. Essa visão se justifica uma vez que a linguagem constitui um dos mais poderosos instrumentos de ação e transformação social, sendo a aquisição da norma-padrão fundamental para o exercício da cidadania.

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Como Citar
CazarottiM. L. B., & MirandaA. R. (2019). A contribuição da sociolinguística para ao ensino de língua portuguesa. Revista Eletrônica Acervo Científico, 2, e327. https://doi.org/10.25248/reac.e327.2019
Seção
Artigos