Trajetórias e desafios da disciplina de sociologia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cícera Poliana Alves de Sousa
Deisy Moura Rodrigues Aguiar
Edla Borges Marinho de Miranda
Valdicléia Pereira da Silva

Resumo

O presente estudo tem como objetivo discutir a trajetória da disciplina de sociologia, tendo em vista que a sociologia e marcada pelas idas e vindas no currículo da educação básica. A sociologia proporciona ao individuo entender as relações sociais, os grupos sociais, ou seja, formar cidadãos mais conscientes dos acontecimentos que surge na sociedade. Para tanto se buscou percorrer a trajetória do ensino de sociologia com suas diversas inserções e retiradas do currículo, bem como as mudanças na lei e por fim apresentam os principais desafios, perspectivas atuais e futuras para a sociologia escolar brasileira. Para a realização desse estudo optou-se pela pesquisa bibliográfica e partimos de estudos de Amaury César Morais, Mário Bispo dos Santos dentre ouros autores. Com tudo, com o resultado do estudo conclui-se que mesmo diante dos desafios apresentados a disciplina de sociologia escolar brasileira encontra-se num momento, talvez como um divisor de águas e caberá a pressão junto às secretarias para o aumento das aulas semanais de sociologia, e profissionais formados exigirem a presença de um professor formado na área ministrando os conteúdos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SousaC. P. A. de, AguiarD. M. R., MirandaE. B. M. de, & SilvaV. P. da. (2019). Trajetórias e desafios da disciplina de sociologia. Revista Eletrônica Acervo Científico, 1, 30-38. https://doi.org/10.25248/reac.e331.2018
Seção
Artigos