Trajetórias e desafios da disciplina de sociologia
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente estudo tem como objetivo discutir a trajetória da disciplina de sociologia, tendo em vista que a sociologia e marcada pelas idas e vindas no currículo da educação básica. A sociologia proporciona ao individuo entender as relações sociais, os grupos sociais, ou seja, formar cidadãos mais conscientes dos acontecimentos que surge na sociedade. Para tanto se buscou percorrer a trajetória do ensino de sociologia com suas diversas inserções e retiradas do currículo, bem como as mudanças na lei e por fim apresentam os principais desafios, perspectivas atuais e futuras para a sociologia escolar brasileira. Para a realização desse estudo optou-se pela pesquisa bibliográfica e partimos de estudos de Amaury César Morais, Mário Bispo dos Santos dentre ouros autores. Com tudo, com o resultado do estudo conclui-se que mesmo diante dos desafios apresentados a disciplina de sociologia escolar brasileira encontra-se num momento, talvez como um divisor de águas e caberá a pressão junto às secretarias para o aumento das aulas semanais de sociologia, e profissionais formados exigirem a presença de um professor formado na área ministrando os conteúdos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.