Transtorno do Espectro Autista na percepção de acadêmicos universitários: uma revisão de literatura
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Esse artigo tem o objetivo de discutir como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) influencia no desenvolvimento psicossocial dos estudantes universitários dentro do espectro, analisando suas experiências acadêmicas e sociais. O TEA é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento que pode compreender prejuízo na interação social e comunicação, além de apresentar comportamentos repetitivos e interesses restritos. Ao longo dos anos, a inserção de indivíduos com TEA nas universidades apresentou um aumento, por efeito de iniciativas legais e do apoio ao estudante, além da maior conscientização, reconhecimento e número de diagnósticos. O trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica, na qual foi analisada a experiência universitária de estudantes com TEA, e a importância de ações que visem o suporte e a permanência dessa população na universidade. As especificidades dos indivíduos dentro do espectro tornam evidente a necessidade de suporte e estratégias que propiciem inclusão no ambiente social acadêmico, com o intuito de melhorar seu envolvimento social e qualidade de vida.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.