Transtorno do Espectro Autista na percepção de acadêmicos universitários: uma revisão de literatura

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Layandra Vittória de Assis
Gustavo Fonseca Genelhu Soares
Adrielle Almeida Quixabeira
Bruna Carolina Rangel Fortes
Carolina Nunes Caro Varela
Guilherme Pesolitto Hubinger
Hiann Werner Braun Oliveira de Melo
Leonardo Antonio Vieira Lisboa
Mariana Duque Coelho Barros Baía
Matheus Filipe de Souza Lima

Resumo

 Esse artigo tem o objetivo de discutir como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) influencia no desenvolvimento psicossocial dos estudantes universitários dentro do espectro, analisando suas experiências acadêmicas e sociais. O TEA é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento que pode compreender prejuízo na interação social e comunicação, além de apresentar comportamentos repetitivos e interesses restritos. Ao longo dos anos, a inserção de indivíduos com TEA nas universidades apresentou um aumento, por efeito de iniciativas legais e do apoio ao estudante, além da maior conscientização, reconhecimento e número de diagnósticos. O trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica, na qual foi analisada a experiência universitária de estudantes com TEA, e a importância de ações que visem o suporte e a permanência dessa população na universidade. As especificidades dos indivíduos dentro do espectro tornam evidente a necessidade de suporte e estratégias que propiciem inclusão no ambiente social acadêmico, com o intuito de melhorar seu envolvimento social e qualidade de vida.

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Como Citar
de AssisL. V., SoaresG. F. G., QuixabeiraA. A., FortesB. C. R., VarelaC. N. C., HubingerG. P., de MeloH. W. B. O., LisboaL. A. V., BaíaM. D. C. B., & LimaM. F. de S. (2021). Transtorno do Espectro Autista na percepção de acadêmicos universitários: uma revisão de literatura. Revista Eletrônica Acervo Científico, 18, e5667. https://doi.org/10.25248/reac.e5667.2021
Seção
Artigos