Uso de metilfenidato nos estudantes da graduação de medicina em universidades brasileiras: uma revisão bibliográfica
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Resumo
Objetivo: Buscar discutir, através de pesquisa bibliográfica, as principais causas, fatores de risco, comorbidades associadas, epidemiologia e consequências do uso de metilfenidato nos graduandos de medicina nas universidades brasileiras. Métodos: Vinte artigos das bases de dados Scielo, MEDLINE e Lilacs, em que todos foram revisados na íntegra para compor os dados dessa pesquisa. Resultados: O metilfenidato é conhecido pela sua associação ao tratamento farmacológico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), sendo também utilizado em casos restritos de narcolepsia e obesidade. Devido a sua propriedade de estimulante do sistema nervoso central, esse fármaco tem sido utilizado como alternativa para o melhor desempenho acadêmico frente ao estresse e à alta cobrança advindo das universidades. Considerações finais: Sendo assim, conhecer melhor sobre o uso de metilfenidato neste grupo populacional fornecerá às instituições de ensino informações relevantes sobre epidemiologia, principais causas e fatores de risco, podendo repercutir na ampliação de estratégias que visem à prevenção e suporte dos devidos alunos.
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