Importância do diagnóstico precoce em crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade: revisão narrativa

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Emanuele Janoca Franca
Rosilda Brunele da Silva Alves
Lívia Pêpe Leão da Rocha
Beatriz Will Braga
Emanuel Sampaio Borba Lana
Ana Larissa Nunes Colares
Ana Beatriz Ramos Lopes
Silvio Matheus Azevedo Rocha
Maria Eduarda Costa Naves
Gustavo Fonseca Genelhu Soares

Resumo

Objetivo: Discutir e revisar a importância do diagnóstico precoce do transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças e seu tratamento adequado. Revisão bibliográfica: Os danos causados pelo transtorno incluem baixo desenvolvimento na competência escolar, relacionamentos conflituosos, problemas emocionais e de autoestima e comorbidades associadas como ansiedade e depressão. O diagnóstico depende da utilização de escalas e entrevistas não apenas com o paciente, mas também com familiares e professores, conforme a idade (4 anos a 18 anos) segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) da Associação Psiquiátrica Americana e a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento (CID-10). Considerações finais: Graças aos avanços e pesquisas, há um amplo arsenal terapêutico preenchido por derivados de metilfenidato ou de anfetaminas associados à terapia comportamental que é essencial para corroborar a diminuição da administração farmacológica nas crianças e consequentemente diminuindo os efeitos adversos de altas doses da medicação.

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Como Citar
FrancaE. J., AlvesR. B. da S., RochaL. P. L. da, BragaB. W., LanaE. S. B., ColaresA. L. N., LopesA. B. R., RochaS. M. A., NavesM. E. C., & SoaresG. F. G. (2021). Importância do diagnóstico precoce em crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade: revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Científico, 35, e7818. https://doi.org/10.25248/reac.e7818.2021
Seção
Artigos