Novas tecnologias educacionais aplicadas ao ensino odontológico brasileiro: uma revisão bibliográfica

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Evandro Franco da Rocha
Valeria Campanelli Franco da Rocha

Resumo

Este trabalho se propôs de forma narrativa a revisar na literatura estudos que envolvem a utilização do ensino à distância em odontologia no Brasil, quais são suas metodologias e as ferramentas desenvolvidas para aplicação na graduação e pós-graduação. A grande maioria dos cursos de atualização “via internet” são em sua grande maioria transcrições do ensino presencial com formatos de alta acessibilidade e baixa interatividade. Existe uma oferta mínima de cursos de atualização e especialização em Odontologia na modalidade à distância. Dos agentes deste novo processo, os alunos de graduação estão capacitados a utilizar ferramentas para educação à distância e obtêm um melhor aproveitamento do curso com elas. O docente, entretanto, ainda necessita de dimensão técnica básica, aprender a utilizar as ferramentas, para desenvolver o curso à distância e do aspecto pedagógico, atuar como facilitador e mediador do processo de ensino-aprendizagem deixando de ser o centro dele.

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Como Citar
RochaE. F. da, & RochaV. C. F. da. (2019). Novas tecnologias educacionais aplicadas ao ensino odontológico brasileiro: uma revisão bibliográfica. Revista Eletrônica Acervo Científico, 5, e796. https://doi.org/10.25248/reac.e796.2019
Seção
Artigos