A musicoterapia como tratamento não-farmacológico para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) infantil: uma revisão da literatura
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Resumo
Objetivo: Dissertar sobre a atuação da musicoterapia na socialização de crianças acometidas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como os seus efeitos no tratamento e a melhora na qualidade de vida. Revisão bibliográfica: A musicoterapia tem sido utilizada como uma forma de auxílio no tratamento do TEA. Estudos comprovam que a música é capaz de causar grande impacto nas áreas corticais do cérebro, gerando benefícios e influências positivas nas particularidades dos indivíduos. Além disso, as literaturas ressaltam a importância da musicoterapia no processo de socialização das crianças com TEA, evidenciando melhorias significativas no desenvolvimento de suas atividades diárias, percepções, controle, audição e ritualismos, o que possibilita a interação e comunicação compartilhada. Considerações finais: Pode-se perceber a eficácia e a abrangência da utilização da musicoterapia no tratamento do TEA, visto que essa terapia possibilita grandes impactos na qualidade de vida dos pacientes acometidos. Além disso, é possível constatar que o ambiente e as relações interpessoais influenciam, de modo positivo ou negativo, na efetividade do tratamento.
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