A musicoterapia como tratamento não-farmacológico para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) infantil: uma revisão da literatura

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Rayssa Almeida Nogueira
Miriana Figueiredo Pereira Paiva
Lays Ferreira Fava
Patrícia Anacleto Pires
Jordana Rodrigues Jacinto
Gabriela Santana Pimentel
Rozileia Silva Leonardo

Resumo

Objetivo: Dissertar sobre a atuação da musicoterapia na socialização de crianças acometidas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como os seus efeitos no tratamento e a melhora na qualidade de vida. Revisão bibliográfica: A musicoterapia tem sido utilizada como uma forma de auxílio no tratamento do TEA. Estudos comprovam que a música é capaz de causar grande impacto nas áreas corticais do cérebro, gerando benefícios e influências positivas nas particularidades dos indivíduos. Além disso, as literaturas ressaltam a importância da musicoterapia no processo de socialização das crianças com TEA, evidenciando melhorias significativas no desenvolvimento de suas atividades diárias, percepções, controle, audição e ritualismos, o que possibilita a interação e comunicação compartilhada. Considerações finais: Pode-se perceber a eficácia e a abrangência da utilização da musicoterapia no tratamento do TEA, visto que essa terapia possibilita grandes impactos na qualidade de vida dos pacientes acometidos. Além disso, é possível constatar que o ambiente e as relações interpessoais influenciam, de modo positivo ou negativo, na efetividade do tratamento.

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Como Citar
NogueiraR. A., PaivaM. F. P., FavaL. F., PiresP. A., JacintoJ. R., PimentelG. S., & LeonardoR. S. (2021). A musicoterapia como tratamento não-farmacológico para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) infantil: uma revisão da literatura. Revista Eletrônica Acervo Científico, 39, e9565. https://doi.org/10.25248/reac.e9565.2021
Seção
Artigos