Educação tradicional e os desafios da inclusão da tecnologia em tempos de pandemia da COVID-19
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Revisar na literatura cientifica sobre a educação tradicional e os desafios da inclusão da tecnologia em tempos de pandemia da Covid-19. Revisão bibliográfica: Ao observa os alunos, tínhamos a certeza que eles sabiam utilizar as ferramentas tecnológicas, porém a dificuldade partiu-se primeiramente dos docentes onde a maioria tinha dificuldades de trabalhar com algumas plataformas de ensino “online”, e, por outro lado, os discentes não tinham uma ‘internet’ de qualidade e nem aparelhos adequados para trabalhar no ambiente escolar, o que certamente constitui uma tarefa complexa para os profissionais do meio educacional, ainda que necessária. Esses desafios postos pela diversidade na educação estabelecem conceitos políticos que garantam o acesso a uma educação de qualidade para todos os alunos. Considerações finais: A escola e a equipe técnica de professores têm como desígnio realizar atividades avaliativas e registros das ações pedagógicas e da aprendizagem dos alunos, e observando o desenvolvimento e as competências a serem alcançadas pelos estudantes em circunstâncias excepcionais provocadas pela pandemia.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. CARREIRA FC, et al. Ensino remoto em tempos de pandemia: Oportunidades para uma aprendizagem transformadora. Revista de Administração de Empresas, 2023; 63: 17.
3. CARVALHO FM, et al. Formação continuada em tempos de pandemia da Covid-19: desafios e perspectivas de professores para o ensino pós-pandemia. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 2021; 10(6): e15510615218.
4. CONSTITUIÇÃO FEDERAL. 1998. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil03/constituicao/ constituicao.htm. Acessado em: 02 de março de 2023.
5. CORRÊA NG, et al. Impactos e desafios no acesso à educação em um município do Amapá, na pandemia de SARS-CoV-2. Revista Acervo Educacional (online), 2022; 4: e10442.
6. COSTA NEGRÃO F, et al. O Ensino Remoto Emergencial Em Tempos De Pandemia No Amazonas. Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 2022; 10(1): e22015.
7. DIAS E e PINTO FCF. A Educação e a Covid-19. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, 2020; 28: 545-554.
8. ESPINOSA T. Reflexões sobre o engajamento de estudantes no Ensino Remoto Emergencial. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 2021; 23.
9. GUIMARÃES M. Dimensão ambiental na educação (a). 2 ed. São Paulo: Editora Papirus, 2020; 112p.
10. GUSSO HL, et al. Ensino Superior em Tempos de Pandemia: Diretrizes a Gestão Universitária. Educ. Soc., 2020; 41: e238957.
11. JUNIOR JBB, et al. Docência online em tempos de pandemia (covid 19): um estudo exploratório sobre a prática docente. International Journal of Development Research, 2020; 10(10): 41385-41393.
12. LEMOS LMR e SILVA SARLO AL. Efeitos da alfabetização aplicada no ensino remoto durante a pandemia de covid-19: uma revisão literária. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 13(2): e5981.
13. MAGALHÃES, Amanda Júlia de Arruda et al. O ensino da anamnese assistido por tecnologias digitais durante a pandemia da Covid-19 no Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, 2020; 44.
14. MATIAS AB, et al. A pandemia da COVID-19 e o trabalho docente: percepções de professores de uma universidade pública no estado de São Paulo, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 2023; 28: 537-546.
15. PALÁCIO MAV e TAKENAMI I. Em tempos de pandemia pela COVID-19: o desafio para a educação em saúde. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia, 2020; 8(2): 10-15.
16. PEREIRA APMS. Impressões Digitais: O Processo de Ensino-Aprendizagem de Docentes com e sobre as Tecnologias Digitais, 2020; 1ª Edição, Editora Appris Ltda. Curitiba/PR.
17. RESOLUÇÃO Nº 2/2020. Conselho De Educação Do Distrito Federal (CEDF). Disponível em: https://www.educacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2022/01/RESOLUCAO-no-2-2020.pdf. Acessado em: 28 de fevereiro de 2023.
18. SANTO JUNIOR VB e SILVA MONTEIRO JC. Educação e Covid-19: as tecnologias digitais mediando à aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, 2020; 2: 01-15.
19. SILVA DSM, et al. Metodologias ativas e tecnologias digitais na educação médica: novos desafios em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Educação Médica, 2022; 46.
20. SILVA IR e SILVA AMB. O impacto da pandemia Covid-19 na Educação Física escolar: uma revisão integrativa da literatura. Pensar a Prática, 2022; 25: 1-26.
21. SOUZA KR, et al. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde, 2020; 19.
22. SILVA MD, et al. Coronavírus: consequências da pandemia no ensino superior. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 13 (5): e7120.
23. SILVA PHS, et al. Educação remota na continuidade da formação médica em tempos de pandemia: viabilidade e percepções. Revista Brasileira de Educação Médica, 2021; 45.
24. THEODORO VEG e GOMES AS. Percepção de professores acerca do uso de TICS no ensino remoto emergencial. Educação em Foco, 2022; 25(45): 227-259.
25. WINTERS JRF, et al. Ensino remoto durante a pandemia de COVID-19: repercussões na perspectiva dos professores. Revista Brasileira de Enfermagem, 2023; 76.