O Ensino de Física e as Energias Renováveis

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Edson Araujo da Silva

Resumo

A Física Clássica, que é ensinada no Ensino Médio está baseada nas teorias de Isaac Newton, mas ela não consegue explicar todos os fenômenos da natureza, surge então, no início do século XX, a Mecânica Quântica, sendo utilizada para demonstrar, entre tantas coisas, como um material semicondutor (silício) poderia ser empregado em painéis fotovoltaicos para transformar a luz do sol em energia elétrica. É necessário que ocorram mudanças curriculares e na forma de ensinar e aprender, neste sentido a Aprendizagem Significativa coloca os conhecimentos prévios, que o estudante traz de sua vida em sociedade, no centro do processo de aquisição de novos saberes. A geração de energia renovável, para mais de um bilhão de pessoas, é um desafio no qual a Ciência tem um papel central, levando essa discussão além de uma questão técnica, uma vez que sem energia elétrica, alguns países, continuarão condenados à fome e ao subdesenvolvimento.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SilvaE. A. da. (2019). O Ensino de Física e as Energias Renováveis. Revista Acervo Educacional, 1, e1309. https://doi.org/10.25248/rae.e1309.2019
Seção
Artigos