Temas transversais nos planos de cursos de saúde em universidades da Região Norte do Brasil
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Resumo
Objetivo: Analisar a presença e abordagem dos Temas Contemporâneos Transversais (TCT) nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), dos cursos da área da Saúde, nas Universidades Federais da Região Norte do Brasil. Os TCT são uma estratégia do Ministério da Educação para promover uma abordagem mais integradora e transversal do conhecimento. Métodos: O presente artigo trata-se de um estudo sistemático de Análise Documental (AD) baseado na pesquisa realizado em fevereiro de 2024, com fonte de dados oriundas dos sites das Universidades Federais da Região Norte, por meio da aplicação de um checklist. Resultados: Foram avaliados 26 cursos de 7 universidades. Percebeu-se uma diferença de 15 anos entre o PPC mais antigo e os mais recentes, bem como uma diferença de 720h entre a carga horária de Atividades Complementares. Quanto aos TCT, notou-se a pouca aplicação dessas temáticas nas matrizes curriculares. Apesar disso, as temáticas mais predominantes, ainda que não presentes em todos os PPC’s, foram aquelas naturalmente relacionadas à área da saúde, tais como Saúde; Interdisciplinaridade; Meio ambiente; Ciência e Tecnologia e Ética e diversidade. Conclusão: Dessa forma, percebe-se a necessidade de atualização de muitos dos PPC’s analisados, contemplando de forma mais abrangente as diretivas dos TCT.
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