Uso de jogos como ferramenta de inclusão nas escolas

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Taís de Fátima Marques
Sirlenia Geralda Miranda
Ana Carolina Oliveira Duarte

Resumo

Objetivo: Explorar como jogos podem ser adaptados para promover a inclusão de alunos com deficiências. Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, de caráter exploratório e qualitativo, que sintetizou trabalhos dos últimos cinco anos sobre os jogos como ferramentas de inclusão. Resultados: Os resultados e discussões acerca do assunto mostraram que jogos digitais, pela sua flexibilidade, e jogos de tabuleiro, por promoverem habilidades sociais, são eficazes na inclusão escolar. Considerações finais: Além disso, o estudo mostra o potencial significativo para transformar a experiência educacional de alunos com deficiências, especialmente com autismo, promovendo ambientes de aprendizagem mais inclusivos e equitativos, o que é essencial para garantir oportunidades iguais e fomentar o desenvolvimento pleno de todas as crianças.

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Como Citar
MarquesT. de F., MirandaS. G., & DuarteA. C. O. (2025). Uso de jogos como ferramenta de inclusão nas escolas. Revista Acervo Educacional, 7, e17686. https://doi.org/10.25248/rae.e17686.2025
Seção
Artigos

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