A prática da capoeira no espaço escolar como fator de desenvolvimento cultural e corporal
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Resumo
Objetivo: Analisar a relevância e aplicabilidade da capoeira no contexto da Educação Física. Revisão bibliográfica: A ideia de lutas pode ser compreendida como disputas em que o objetivo é subjugar o oponente por meio de estratégias e técnicas voltadas à contusão, desequilíbrio, exclusão ou imobilização, em um contexto de defesa e ataque. Contudo, a falta de atividades de combate nas escolas brasileiras muitas vezes decorre da associação equivocada desses esportes com incentivos à violência. Essa percepção negativa contrasta com o potencial educativo e formativo desses esportes. Considerações finais: A análise da literatura aponta que a capoeira, pode e deve ser integrada ao currículo da Educação Física escolar. Além de seu rico conteúdo histórico, a capoeira contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo, físico-motor e afetivo dos alunos. Sua inclusão no ambiente escolar não só enriquece a formação dos estudantes, mas também promove uma interação eficaz com outras disciplinas, facilitando a aprendizagem e ampliando o horizonte educacional. Portanto, é fundamental reconsiderar a abordagem atual e reconhecer o valor dos esportes de combate como ferramentas educativas de grande potencial.
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