A prática da capoeira no espaço escolar como fator de desenvolvimento cultural e corporal

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Vinicius da Silva Freitas
Paulo Cesar de Lima Andrelino
Giuliano Pablo Almeida Mendonça
Yuri Braz de Oliveira
Cristina Brust
Juliana Carrijo Naves Fernandes
Adelcio Machado dos Santos
Lívia Barbosa Pacheco Souza
Frank Cardoso
José Roberto Gonçalves de Abreu

Resumo

Objetivo: Analisar a relevância e aplicabilidade da capoeira no contexto da Educação Física. Revisão bibliográfica: A ideia de lutas pode ser compreendida como disputas em que o objetivo é subjugar o oponente por meio de estratégias e técnicas voltadas à contusão, desequilíbrio, exclusão ou imobilização, em um contexto de defesa e ataque. Contudo, a falta de atividades de combate nas escolas brasileiras muitas vezes decorre da associação equivocada desses esportes com incentivos à violência. Essa percepção negativa contrasta com o potencial educativo e formativo desses esportes. Considerações finais: A análise da literatura aponta que a capoeira, pode e deve ser integrada ao currículo da Educação Física escolar. Além de seu rico conteúdo histórico, a capoeira contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo, físico-motor e afetivo dos alunos. Sua inclusão no ambiente escolar não só enriquece a formação dos estudantes, mas também promove uma interação eficaz com outras disciplinas, facilitando a aprendizagem e ampliando o horizonte educacional. Portanto, é fundamental reconsiderar a abordagem atual e reconhecer o valor dos esportes de combate como ferramentas educativas de grande potencial.

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Como Citar
FreitasV. da S., AndrelinoP. C. de L., MendonçaG. P. A., OliveiraY. B. de, BrustC., FernandesJ. C. N., SantosA. M. dos, SouzaL. B. P., CardosoF., & AbreuJ. R. G. de. (2025). A prática da capoeira no espaço escolar como fator de desenvolvimento cultural e corporal. Revista Acervo Educacional, 7, e17971. https://doi.org/10.25248/rae.e17971.2025
Seção
Artigos

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