Desenvolvimento da leitura na alfabetização e rastreamento ocular na primeira infância
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Realizar uma revisão integrativa da literatura no intuito de apresentar evidências científicas sobre o processo de desenvolvimento da leitura na alfabetização e rastreamento ocular na infância. Métodos: Foram selecionadas três bases, sendo elas Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), Periódicos da Capes (Capes) e PubMed para encontrar estudos nacionais e internacionais. Os critérios de inclusão foram artigos completos publicados entre 2014 e 2024, disponíveis online e gratuitamente, em português, inglês e espanhol, com o tema relevante no título ou resumo. Resultados: Após a exclusão de artigos duplicados, fora do contexto, em outros idiomas ou inelegíveis, a pesquisa encontrou 863 publicações, das quais 22 foram lidas na íntegra após triagem e 9 foram incluídas na análise final, destes a maioria demonstra a eficácia do eye tracking combinado a investigação da aprendizagem. Considerações finais: O rastreamento ocular é uma ferramenta eficaz para compreender os processos de desenvolvimento da leitura na primeira infância.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. BEYERSMANN E, et al. Acquisition of orthographic forms via spoken complex word training. Psychon Bull Rev. 2023; 30(2): 739-750.
3. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2024. Disponível em:
4. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Sistema Nacional de Avaliação Básica-Saeb 2021. Disponível em: https ://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/resultados. Acessado em: 30 de março de 2024.
5. CASEY BJ. Executive functions in the brain, development and social context: Early contributions by neuroscientist, Adele Diamond. Developmental Cognitive Neuroscience, 2023; 62.
6. CAVALCANTE T, et al. Eye tracking como estratégia educacional inclusiva: avaliação com estudantes com autismo. Revista Brasileira de Informática na Educação, 2020; 28: 1181-1204.
7. CHAMBRIER AF, et al. Reading numbers is harder than reading words: An eye-tracking study. Acta Psychologica. 2023; 237(2).
8. CONKLIN K, et al. What eye-tracking tells us about reading-only and reading-while-listening in a first and second language. Second Language Research. 2020; 36(3): 257-276.
9. CONNOR CM, et al. Individual differences in fifth graders' reading and language predict their comprehension monitoring development: An eye-movement study. Sci Stud Read. 2015; 19(2): 114-134.
10. DAVIES K. Formulating the evidence based practice question: a review of the frameworks. Evidence based library and information Prátice. 2011; 6(2): 75-80.
11. DEHAENE S e COHEN L. The unique role of the visual word form area in reading. Trends in Cognitive Sciences. 2011; 15(6): 254-262.
12. DEHAENE-LAMBERTZ G, et al. The emergence of the visual word form: Longitudinal evolution of category-specific ventral visual areas during reading acquisition. PLoS Biology. 2018; 16(3).
13. FONSECA MCM. Acesso Lexical na Leitura: Síntese de achados a partir de estudos de rastreamento ocular e suas implicações para a alfabetização. Revista Linguagem em Foco. 2021; 13(4): 230-251.
14. FURNHAM A e CHENG H. The role of parents, teachers, and pupils in IQ test scores: Correlates of the Programme for International Student Assessment (PISA) from 74 countries. Personality and Individual Differences. 2024; 219(2).
15. GERTH S e FESTMAN J. Reading Development, Word Length and Frequency Effects: An Eye-Tracking Study with Slow and Fast Readers. Front. Commun, 2021; 6.
16. GHASOUB M, et al. Structural neural connectivity correlates with pre-reading abilities in preschool children. Developmental Cognitive Neuroscience. 2024; 65.
17. JAEGER A, et al. How can retrieval practice improve educational achievement in Brazil? Journal of Applied Research in Memory and Cognition. 2023; 13(1): 57–62.
18. KIM YG, et al. Developmental trajectories of eye movements in oral and silent reading for beginning readers: a longitudinal investigation. Sci Rep. 2022; 12(1).
19. KIM YG, et al. Does Online Comprehension Monitoring Make a Unique Contribution to Reading Comprehension in Beginning Readers? Evidence from Eye Movements. Sci Stud Read. 2018; 22(5): 367-383.
20. LIU X, et al. The Effects of Age and Reading Experience on the Lifespan Neurodevelopment for Reading Comprehension. Journal of Cognitive Neuroscience. 2024; 36(2): 239-260.
21. MARTINS-REIS VO, et al. Fluency and reading comprehension as a performance indicator in the 3rd year of elementary school. In: CoDAS. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2023; 35(6).
22. MARX C, et al. On the Development of Parafoveal Preprocessing: Evidence from the Incremental Boundary Paradigm. Front Psychol. 2016; 7.
23. NATION, K. Nutrindo um legado lexical: a experiência de leitura é crítica para o desenvolvimento da habilidade de leitura de palavras. npj Ciência Aprenda 2, 2017.
24. OECD. PISA 2018 Results: Where All Students Can Succeed. Paris. OECD, 2019.
25. PAGE MJ, et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ. 2021; 71: 372. Disponível em: https ://www.bmj.com/content/372/bmj.n71. Acessado em: 10 de fevereiro de 2024.
26. RIESS BA e GABRIEL R. Perspectivas de pesquisa com a metodologia de Eye tracking em leitura e cognição no Brasil. Odisseia. 2020; 5(1): 103–119.
27. SCLIAR-CABRAL, L. Políticas Públicas de Alfabetização. Ilha do Desterro. 2019; 72(3): 271–290.
28. ZHAN M, et al. Does the visual word form area split in bilingual readers? A millimeter-scale 7-T fMRI study. Science advances. 2023; 9(14).
29. ZHANG J, et al. Guosheng. Universality and language specificity of brain reading networks: A developmental perspective. Developmental Science. 2023; 27(5).
30. ZHAO J, et al. Emergent Attentional Bias Toward Visual Word Forms in the Environment: Evidence From Eye Movements. 2018; 9.