Atividades lúdicas em ensino e aprendizagem das ciências naturais

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Daniela Ribeiro Teixeira Santos
Carla Linardi Mendes de Souza
Diego da Silva Santos Pereira
Kelly Alexsandra Souza Menezes
Bruna Daniele Mendes de Sousa

Resumo

Objetivo: Sistematizar o método e a estratégia da ludicidade no ensino de ciências apresentado nas produções científicas, identificando aqueles mais utilizados e as atividades lúdicas no contexto do ensino de ciências. Métodos: A pesquisa foi do tipo revisão integrativa da literatura com consulta nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), abrangendo os estudos publicados entre janeiro de 2017 a junho de 2024. Foram utilizados os descritores “método”; “ensino”; “ciências”, “aula”; “lúdico” e os critérios de inclusão e exclusão, obtendo uma amostra final de 14 publicações. Resultados: O resultado evidenciou que o método de ensino sociointeracionista (Vygotsky) é o que mais alicerça a prática da ludicidade em sala e que as atividades lúdicas vivenciadas nas aulas de ciências trazem grande impacto aos discentes, permitindo-os opinar sobre temáticas importantes para elas e o meio em que convivem. Considerações finais: Desta forma, pode-se concluir que a estratégia da ludicidade é validada mediante a teoria de Vygotsky, pois o educando por meio das atividades lúdicas envolve-se com o meio social, interagindo com outros indivíduos e desenvolvendo a sua capacidade crítica perante a sociedade.

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Como Citar
SantosD. R. T., SouzaC. L. M. de, PereiraD. da S. S., MenezesK. A. S., & SousaB. D. M. de. (2025). Atividades lúdicas em ensino e aprendizagem das ciências naturais. Revista Acervo Educacional, 7, e18373. https://doi.org/10.25248/rae.e18373.2025
Seção
Artigos

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