Do presencial à utilização do ensino híbrido: um relato de experiência para a formação continuada de professores no ensino superior
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Resumo
Introdução: As mudanças na sociedade desencadeadas pela introdução de novas tecnologias, especificamente no campo educacional, têm impactado fortemente a forma como os indivíduos se apropriam das informações e buscam respostas para atender as demandas do contexto atual. A formação dos professores, neste contexto, não poderia estar fora da discussão da necessidade da presencialidade e dos benefícios que estratégias de educação online podem trazer. Objetivo: Discutir a transição do ensino presencial para o uso de estratégias do ensino híbrido, em atividades de formação voltadas para professores que atuam no ensino superior. Relato de experiência: Este texto configura-se pelo resgate da experiência do processo de incorporação do metodologias de ensino presenciais para o ensino híbrido durante a formação pedagógica continuada de professores que atuam no ensino superior, em uma universidade pública federal, inclusive durante a pandemia de Covid-19. Considerações finais: A utilização de estratégias de ensino híbrido continua sendo utilizada até os dias atuais no âmbito da formação de professores que atuam no ensino superior da instituição e trouxe contribuições ao longo dos anos na interação dos professores com ferramentas de educação online favorecendo a reflexividade sobre sua prática.
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