Metodologias ativas de ensino aprendizagem na educação superior em saúde

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Daniel Tarciso Martins Pereira
Thamiris Emanuelly Monteiro de Lima Costa
Suyhanne Jeronimo de Oliveira
Allana Lívia Silva de Barros
Ana Andrielle de Souza do Nascimento
Letícia Alves Pinheiro da Silva
Kimberlyn Beatriz Silva de Andrade

Resumo

Objetivo: Identificar as repercussões das metodologias ativas de ensino-aprendizagem no ensino superior em saúde. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que abrangeu artigos publicados em português entre 2018 e 2023, selecionados criteriosamente por meio de uma abordagem organizada a fim de ponderar o rigor e as características de cada estudo. Resultados: As metodologias ativas de ensino-aprendizagem estão parcialmente integradas em disciplinas, programas de monitoria e extensão em diversos cursos da área de saúde, favorecendo o desenvolvimento de competências e uma aprendizagem centrada no pensamento crítico e reflexivo do aluno. Considerações finais: Embora a maioria dos professores e estudantes estejam satisfeitos e parcialmente adaptados a essas estratégias pedagógicas, o uso limitado, a insegurança e o despreparo para dominar e aplicar essas metodologias demonstram a necessidade de investimento em programas de capacitação docente e de continuada reformulação dos componentes curriculares dos cursos de ensino superior em saúde.

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Como Citar
PereiraD. T. M., CostaT. E. M. de L., OliveiraS. J. de, BarrosA. L. S. de, NascimentoA. A. de S. do, SilvaL. A. P. da, & AndradeK. B. S. de. (2025). Metodologias ativas de ensino aprendizagem na educação superior em saúde. Revista Acervo Educacional, 7, e20029. https://doi.org/10.25248/rae.e20029.2025
Seção
Artigos

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