Metodologias ativas de ensino aprendizagem na educação superior em saúde
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Resumo
Objetivo: Identificar as repercussões das metodologias ativas de ensino-aprendizagem no ensino superior em saúde. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que abrangeu artigos publicados em português entre 2018 e 2023, selecionados criteriosamente por meio de uma abordagem organizada a fim de ponderar o rigor e as características de cada estudo. Resultados: As metodologias ativas de ensino-aprendizagem estão parcialmente integradas em disciplinas, programas de monitoria e extensão em diversos cursos da área de saúde, favorecendo o desenvolvimento de competências e uma aprendizagem centrada no pensamento crítico e reflexivo do aluno. Considerações finais: Embora a maioria dos professores e estudantes estejam satisfeitos e parcialmente adaptados a essas estratégias pedagógicas, o uso limitado, a insegurança e o despreparo para dominar e aplicar essas metodologias demonstram a necessidade de investimento em programas de capacitação docente e de continuada reformulação dos componentes curriculares dos cursos de ensino superior em saúde.
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