Perspectiva dos professores sobre a capacitação de primeiros socorros em trauma de extremidades
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Resumo
Objetivo: Descrever a perspectiva de profissionais da educação infantil sobre capacitação em primeiros socorros para traumas de extremidades. Métodos: Estudo qualitativo, descritivo, realizado em uma escola pública de educação infantil no Paraná. Participaram educadores, pedagogos e auxiliares que trabalhavam no local. Foram excluídos profissionais em licença, recém-contratados (menos de dois meses) e os que recusaram participar. A coleta de dados incluiu pré e pós-testes, avaliação de reação ao treinamento e grupo focal. A análise seguiu a técnica de análise de conteúdo, e o estudo foi aprovado pelo comitê de ética da Faculdades Pequeno Príncipe. Resultados: Participaram 19 profissionais, 94,7% mulheres. O conhecimento sobre primeiros socorros aumentou de 55% no pré-teste para 73,7% no pós-teste. A satisfação com o treinamento foi de 93,3%, e 73,3% relataram sentir-se mais preparados para lidar com traumas de extremidades. Conclusão: A capacitação em primeiros socorros é essencial para melhorar a segurança em escolas. Embora a Lei Lucas represente um avanço, ainda há desafios em sua implementação, como falta de fiscalização e recursos.
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