As contribuições da psicanálise de Aberastury, Knobel e Winnicott para a psicopedagogia do adolescente

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Silvia Piedade de Moraes

Resumo

Objetivo:  Apresentar as contribuições das teorias psicanalíticas de Aberastury, Knobel e Winnicott sobre a adolescência para a Psicopedagogia. Revisão bibliográfica:  A adolescência é uma fase de transformações cujas instabilidades próprias do processo podem afetar a vida social, familiar e escolar, incluindo o aparecimento de problemas na aprendizagem. O texto mostra os entrelaçamentos entre as teorias apontando as crises para Winnicott e a sintomatologia da adolescência normal e os lutos para Aberastury e Knobel. As instabilidades e os lutos vividos podem alterar comportamentos e afetar a aprendizagem.  O adolescente pode demonstrar alterações de humor e ânimo, disfunção executiva e questionamento com figuras de autoridade, questões que tendem a ampliar as dificuldades de aprendizagem. Considerações finais: Conclui-se que conhecer as peculiaridades da adolescência é fundamental para o psicopedagogo que tem como função orientar as famílias e o adolescente, propiciar atividades que consolidem o vínculo com o paciente promovendo uma escuta que o auxilie em seu processo de transformação e que assegure o desenvolvimento de comportamentos seguros.

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Como Citar
MoraesS. P. de. (2025). As contribuições da psicanálise de Aberastury, Knobel e Winnicott para a psicopedagogia do adolescente. Revista Acervo Educacional, 7, e20445. https://doi.org/10.25248/rae.e20445.2025
Seção
Artigos

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