Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Escuta: um diálogo possível?

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Marina Leite Soares
João Batista de Albuquerque Figueiredo

Resumo

Objetivo: Identificar pontes de diálogo entre a Pedagogia do Oprimido, concebida por Paulo Freire, e a Pedagogia da Escuta, criada por Loris Malaguzzi, como uma possível estratégia para enfrentar os desafios contemporâneos da Educação na direção da proposta de uma Educação humanizadora, a qual objetiva superar as opressões existentes na sociedade. Revisão bibliográfica: Identificou-se várias aproximações teóricas por semelhança ou complementaridade, como a relação educador(professor) / educando(criança), o diálogo, o planejamento, as linguagens utilizadas nos processos de aprendizagem e a relação com o contexto e o social. Considerações finais: Concluiu-se que o diálogo entre as referidas abordagens oferece um robusto aporte teórico para o fomento de uma Educação que promova uma aprendizagem integral dos sujeitos envolvidos nos processos educativos bem como o estímulo a ações transformadoras da realidade, respeitando e valorizando a diversidade humana e a capacidade e o direito de cada cidadão a uma educação humanizadora.

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Como Citar
SoaresM. L., & FigueiredoJ. B. de A. (2025). Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Escuta: um diálogo possível?. Revista Acervo Educacional, 7, e20577. https://doi.org/10.25248/rae.e20577.2025
Seção
Artigos

Referências

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