Capoeira Inclusiva: estratégias pedagógicas para o desenvolvimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual

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Carlos Henrique Nascimento de Cristo Junior
Fabricio Gomes Barbosa
Analua Pereira Marinho
Arthur Silva de Souza Santos
Beatriz Gonçalves Ferreira
Marize Bastos de Matos
Viviane Stellet Alecrim
Luiz Eduardo de Oliveira Neves
Andrea Lucena Reis
Anderson da Silva Santos Guerra

Resumo

Objetivo: Relatar a influência da prática da capoeira em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e demais deficiências na interação social, coordenação motora e autonomia. Relato de experiência: Trata-se de um relato de experiência, a partir de um projeto de extensão desenvolvido pelo Instituto Federal Fluminense-Campus Cambuci que teve início em 2024. Priorizou a prática da capoeira como recurso pedagógico para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes com deficiência matriculados no Núcleo de Atendimento Educacional Especializado de Cambuci (NAEEC), localizado no Município de Cambuci/ RJ. Esse artigo visa apresentar a importância de considerar a capoeira como ferramenta terapêutica e inclusiva para o desenvolvimento integral dos seus praticantes. Considerações finais: A partir das observações realizadas, verificou-se que o ensino da capoeira, quando associado às devidas adaptações às potencialidades e limitações dos alunos, contribui de maneira significativa para o desenvolvimento integral e na promoção da autonomia de pessoas com TEA e deficiência intelectual. Ademais, essa experiência evidenciou a relevância da capoeira como recurso pedagógico e inclusivo, favorecendo a socialização e o aumento da motivação de todos os participantes em contexto educacional.

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Como Citar
Cristo JuniorC. H. N. de, BarbosaF. G., MarinhoA. P., SantosA. S. de S., FerreiraB. G., MatosM. B. de, AlecrimV. S., NevesL. E. de O., ReisA. L., & GuerraA. da S. S. (2025). Capoeira Inclusiva: estratégias pedagógicas para o desenvolvimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual. Revista Acervo Educacional, 7, e20911. https://doi.org/10.25248/rae.e20911.2025
Seção
Artigos

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