Capoeira Inclusiva: estratégias pedagógicas para o desenvolvimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual
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Resumo
Objetivo: Relatar a influência da prática da capoeira em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e demais deficiências na interação social, coordenação motora e autonomia. Relato de experiência: Trata-se de um relato de experiência, a partir de um projeto de extensão desenvolvido pelo Instituto Federal Fluminense-Campus Cambuci que teve início em 2024. Priorizou a prática da capoeira como recurso pedagógico para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes com deficiência matriculados no Núcleo de Atendimento Educacional Especializado de Cambuci (NAEEC), localizado no Município de Cambuci/ RJ. Esse artigo visa apresentar a importância de considerar a capoeira como ferramenta terapêutica e inclusiva para o desenvolvimento integral dos seus praticantes. Considerações finais: A partir das observações realizadas, verificou-se que o ensino da capoeira, quando associado às devidas adaptações às potencialidades e limitações dos alunos, contribui de maneira significativa para o desenvolvimento integral e na promoção da autonomia de pessoas com TEA e deficiência intelectual. Ademais, essa experiência evidenciou a relevância da capoeira como recurso pedagógico e inclusivo, favorecendo a socialização e o aumento da motivação de todos os participantes em contexto educacional.
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